O Jovens Tripulantes abre inscrições com o objetivo de oferecer qualificação profissional gratuita para moradores do ABC que queiram trabalhar em navios de cruzeiros. O projeto social, realizado pela Deck4 em parceria com o Mauá Plaza Shopping, visa capacitar e gerar oportunidades de emprego às pessoas em situação de vulnerabilidade social que têm o sonho de viajar pelo mundo, aprender novos idiomas e ainda ganhar em dólar ou em euro.
Com uma metodologia que já formou mais de 18 mil profissionais, o projeto oferece preparação por meio de cursos on-line gratuitos, ministrados pelos melhores profissionais do mercado da hotelaria marítima no mundo, através da Deck4, plataforma de educação à distância para formação de tripulantes de navios de cruzeiros. Ao todo, são 100 vagas disponíveis para a região do ABC Paulista.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.deck4.com.br/jovenstripulantes até o dia 10 de abril. Os candidatos precisam ser brasileiros, ter entre 18 e 34 anos, preferencialmente participantes de programas sociais da região do ABC, e que tenham o sonho de mudar de vida por meio do trabalho; estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio; e ter renda familiar de até três salários-mínimos.
Após o processo seletivo, os jovens darão início ao curso on-line. Em até seis meses, os alunos serão qualificados nas principais especialidades de tripulante de navio de passageiros, inclusive com ênfase no inglês, com aulas ministradas por diretores, gerentes, supervisores e tripulantes da indústria dos cruzeiros. Durante todo o processo, os jovens também terão aulas e encontros virtuais com profissionais experientes da área de psicologia e orientação vocacional.
Assim que concluírem os módulos específicos (Formação Profissional, Restaurante, Governança, Cozinha e de Bar), os jovens farão uma avaliação do aprendizado para qualificação à próxima fase. Uma equipe de orientadores cuidará de toda a preparação dos alunos para as entrevistas reais de emprego com agências recrutadoras oficiais que representam legalmente as armadoras no Brasil.
Conforme o co-fundador da Deck4 e um dos idealizadores do Jovens Tripulantes, Fabrício Brito, a capacitação oferecida pelo projeto possibilita aos participantes a troca de experiências, vivências de aprendizados e o reconhecimento de aptidões e habilidades para a execução das tarefas que fazem parte do processo de aprendizagem para trabalhar em alto mar.
“Existem muitas vagas disponíveis nesse mercado, mas 80% dos candidatos são reprovados no processo seletivo por falta de orientação e de qualificação. As empresas não têm tempo para ensinar o tripulante inexperiente. Ele já precisa chegar pronto e sabendo como funcionam as coisas. Por isso, desenvolvemos essa metodologia, estruturada a partir de aulas dinâmicas, visando o treinamento de futuros tripulantes e fortalecendo suas habilidades socioemocionais”, enfatiza ele.