Lançado em dezembro, o programa Turismo & Arquitetura pretende tirar partido do património arquitetónico nacional para “alavancar a retoma da atividade turística”. Além de permitir reduzir a sazonalidade, este programa, que vai ser desenvolvido por fases, pretende também atrair novos públicos e com “maior poder de compra”.
Por Inês de Matos
O Museu Guggenheim, em Bilbao, a Ópera de Sidney, numa das maiores cidades australianas, ou a Torre Eiffel, na capital francesa, são alguns dos exemplos que provam que a arquitetura pode funcionar como cartão-postal dos destinos turísticos, atraindo milhares e milhares de turistas anualmente. Consciente desta realidade, o Turismo de Portugal juntou-se à Casa da Arquitetura para lançar, em dezembro do ano passado, o programa Turismo & Arquitetura, iniciativa que vai ser desenvolvida por fases e que, explica o organismo público ao Publituris, “poderá contribuir para promover e alavancar a retoma da atividade turística”.
“O património arquitetónico constitui um ativo disponível ao longo de todo o ano, que permite combater o efeito de sazonalidade e é, há muito, considerado um dos principais ativos turísticos de um país e um dos mais promovidos por cada destino para atrair visitantes e turistas”, indica o Turismo de Portugal ao Publituris, considerando que, apesar da pandemia da COVID-19 ou talvez por causa dela, esta é “ altura certa para “criar e estruturar uma nova oferta”.
Este programa, que segundo o Turismo de Portugal, pretende “alcançar novos mercados e segmentos de maior valor acrescentado”, vai ser desenvolvido por fases e inclui diversas iniciativas associadas, como itinerários pelas obras dos grandes Mestres da Arquitetura nacional e um itinerário por regiões, “com conjuntos de visitas que abrangem edifícios icónicos, reabilitações, edifícios premiados, obras de arte em espaço público e referências a obras contemporâneas de arquitetos reconhecidos e em ascensão”, além do lançamento do Atlas da Arquitetura, que “será lançado em breve, em formato digital e interativo”.
Produto diferenciador
O programa Turismo & Arquitetura, que segundo o Turismo de Portugal “vem contribuir para a concretização dos objetivos da Estratégia Turismo 2027 e do Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro””, tem por base a promoção do património arquitetónico português, um produto diferenciador que, acrescenta o organismo público, “permite novos motivos de visita, que agrega mais valor à viagem, aos destinos regionais e às empresas”, numa simbiose que “reúne o potencial para diversificar a oferta turística com produtos de significativa capacidade de atração de turistas, nacionais e internacionais”. “Pretendemos, assim, alcançar novos mercados e segmentos de maior valor acrescentado, promovendo a identidade, a autenticidade e o reconhecimento dos destinos, alavancando o turismo em todo o território nacional, contribuindo desta forma para a coesão territorial e para o desenvolvimento da inovação, da tecnologia e dos materiais característicos das regiões”, explica o Turismo de Portugal.
Esta nova oferta tem, segundo o Turismo de Portugal, potencial para atrair “públicos mais exigentes, com maior poder de compra e que valorizam os destinos que apresentam uma oferta de experiências distintas, únicas e alavancadas em obras de autores de referência mundial”, de que é exemplo a arquitetura contemporânea em Portugal.
Além disso, pretende também “contribuir para alargar o portefólio de novos mercados emissores”, assim como para aumentar a procura turística por Portugal, especialmente em “mercados onde existe significativa capacidade de crescimento”. “Identificámos os mercados que demonstram mais interesse por este produto e aqueles onde a arquitetura assume um papel relevante na comunicação do destino, potenciando o reforço da afinidade e da valorização de Portugal como destino turístico. Neste âmbito, encontram-se, os mercados europeus de proximidade, como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália, os mercados nórdicos e também os mercados intercontinentais, com destaque para o Brasil, EUA e Canadá”, indica o Turismo de Portugal.
Roteiros por todo o território
Tal como a operacionalização deste programa, também o seu financiamento – que ainda não é conhecido e que o Turismo de Portugal não revela ao Publituris – será faseado e abrange várias iniciativas, com destaque para a criação de roteiros pelas obras de arquitetura portuguesas e que, segundo o Turismo de Portugal, vão cobrir “o território nacional”, incluindo “edifícios icónicos, reabilitações, edifícios premiados, obras de arte em espaço público e obras contemporâneas de arquitetos reconhecidos e em ascensão, incluindo autores como Álvaro Siza Vieira, Souto de Moura e Carrilho da Graça, entre outros”.
Já o Atlas da Arquitetura Nacional, que é outra das iniciativas previstas por este programa e que deverá ser lançado “em breve”, através do VisitPortugal e do portal da Casa da Arquitetura, vai permitir a “possibilidade de pesquisa por autores, categorias ou itinerários”, contando, numa primeira fase, com um total de 50 edifícios de referência.
Além dos roteiros e do Atlas da Arquitetura Nacional, o programa Turismo & Arquitetura prevê também uma série de eventos nacionais e internacionais em torno da arquitetura e viagens, com o Turismo de Portugal a revelar que, a nível doméstico, o destaque vai para “as Casas Abertas no Porto e em Lisboa, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, exposições ao longo do ano e um Encontro de Turismo Cultural”, enquanto a nível internacional estão ainda a ser “identificados os eventos que possam vir a ser relevantes para a promoção de Portugal, bem como o planeamento de iniciativas ancoradas neste produto nos mercados externos” que foram identificados como prioritários.
CURIOSIDADES
Mercados
O programa Turismo & Arquitetura vai promover o património arquitetónico nacional nos mercados europeus de proximidade, como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido e Itália, bem como nos mercados nórdicos e intercontinentais, como Brasil, EUA e Canadá.
Iniciativas
Além de roteiros pelas obras dos mestre da arquitetura nacional, o programa Turismo & Arquitetura vai também dar origem a roteiros por edifícios de referência em todo o país, ao Atlas da Arquitetura Nacional e a vários eventos domésticos e internacionais.
Objetivos
Além de promover a arquitetura portuguesa, o programa pretende também estruturar uma oferta diferenciadora, atrair novos mercados e públicos, nomeadamente os que têm maior valor acrescentado, e esbater a sazonalidade em todo o território. *Fonte: Publituris/pt; Fotos: Divulgação.