Por Zaqueu Rodrigues
“A feira está lotada”. Esta foi uma das frases que mais ouvi durante a minha cobertura da WTM Latin America, uma das mais celebradas feiras de turismo da América Latina realizada de 5 a 7 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.
Suspensa pela pandemia que matou mais de 660 mil pessoas no Brasil, a feira dedicada ao trade retomou o formato presencial repaginada sob a direção de Simon Mayle, que reuniu 565 expositores representando 40 países e 51 hosted buyers de 14 países.
Na terça-feira 5, Mayle ressaltou ao Diário do Turismo que a WTM 2022 simboliza um novo momento para a recuperação do turismo na América Latina e, sobretudo, para as feiras do setor. “Voltamos melhor do que éramos”, frisou.
Em sua análise, Mayle se disse feliz com as ações da feira para ampliar a representatividade do turismo. Nesse sentido a feira apresentou o seu Comitê de Diversidade, inaugurou um espaço de conteúdos exclusivos para abordar o tema e lançou um manifesto com seis compromissos pela diversidade, inclusão e turismo responsável.
Nesta quinta-feira 7, Mayle afirmou que as expectativas foram superadas. “Foram três dias que pareceram uma semana, pois aconteceu tanta coisa. Eu não estava esperando tanta alegria como vi nesses dias” pelos corredores lotados, nas ações de capacitação e de promoção.
O diretor da feira informou que a edição deste ano cresceu 8% em comparação com a de 2019, tornando-se a melhor edição da história do evento. “A feira chegou em um momento muito certo para o mercado brasileiro. Nossos participantes estão muito felizes e fazendo negócios de forma eficiente e agradável”, fundamentou Mayle.
A WTM 2022 reuniu mais de 10.725 participantes apenas nos dois primeiros dias contabilizados. Esse número deve aumentar com o acréscimo dos visitantes deste terceiro dia. “Foram 6 mil reuniões de negócios pré-agendadas, 565 expositores de 40 países e 55 atividades extras acontecendo envolto a feira”. *Fonte: Diário do Turismo.