Uma epopeia afegã em Paris pelos fotógrafos do Afeganistão

Por Duda Tawil (texto e fotos), de Paris

O Pavillon Carré de Baudoin, no 20 distrito de Paris, espaço para a criação contemporânea francesa e internacional, apresentou com sucesso a exposição fotográfica intitulada “O Riso dos Amantes – uma epopeia afegã”, um olhar sobre o povo e a trágica realidade do Afeganistão após a invasão pelas tropas soviéticas e sob o regime dos talibãs. É um hino de amor e beleza ao país apesar das circunstâncias, uma resistência à barbárie.
São seis fotógrafos – três mulheres e três homens – todos exilados do seu país, inspirados da obra do grande poeta e escritor afegão do século XX Sayd Bahodiine Marouh, assassinado em 1988, e em sua homenagem: Fatimah Hossaini, Massoud Hossaini, Naseer Turkmani, Reza, Roshanak e Roya Heydari. Com coordenação geral de Del Deghati, são comissários da mostra Rachel Deghati e Pierre Bongiovanni.
 
O pavilhão é majestoso, inicialmente uma bela mansão do século XVIII, nas cercanias do centro de Paris, é inspirado no estilo italiano. Desde 2003, pertence à municipalidade da Cidade Luz, administrado pelo prefeito do 20 distrito, Éric Pliez, que tem Marthe Nagels como secretária de Cultura. Leif Peguillan é o seu responsável, com a colaboração de Marie Ménard. A programação está a cargo da Associação Art Azoï.
 
Mais informações sobre futuros eventos: www.pavilloncarredebaudoin.fr

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *