A próxima edição da ILTM Latin America (International Luxury Travel Market), maior rodada de negócios de turismo de luxo da região, traz a São Paulo 275 expositores entre hotéis, destinos e serviços, mais que o dobro da edição anterior. Eles se reunirão com um número semelhante de compradores de 28 cidades em 9 países – 20% latino-americanos e 80% do próprio Brasil. Esse crescimento do evento, somado ao retorno à Bienal do Ibirapuera, de 3 a 6 de maio, marca a retomada e a confiança no turismo de luxo na região e no mundo.
Entre os expositores, 30% participam pela primeira vez da feira, refletindo a expansão do segmento de luxo na região. A edição América Latina terá o Brasil representado pela primeira vez com um estado no evento. O Rio Grande do Norte, representado por sua entidade oficial de turismo, a Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), é um dos expositores que confirma a tendência das viagens regionais e da redescoberta de destinos tradicionais sob uma nova perspectiva.
A região tem uma localização privilegiada no canto mais oriental do Brasil com dois lados diferentes da costa. A leste, os turistas encontram a tradicional Praia da Pipa já comparada à ilha grega de Santorini. Ao norte, os viajantes encontram pontos de mergulho privilegiados, Perobas com um banco de areia a poucos quilômetros da costa e São Miguel do Gostoso um ponto de kitesurf com alguns dos melhores restaurantes do estado. A Emprotur está utilizando todos esses recursos privilegiados para tornar a região um destino preferencial para o mercado nacional e internacional como o primeiro brasileiro a participar do ILTM.
O Ba’ra Hotel, em João Pessoa, que será lançado oficialmente na ILTM Latin America, também reforça o novo capítulo do turismo de luxo no nordeste brasileiro. O turista de luxo brasileiro tem um perfil específico, diferente do resto do mundo, viajando em maior número, com a família ou em grupo de amigos, e tendendo a fazer viagens mais longas, além de ser entusiasta de viagens internacionais.
Além das marcas estreantes, esta edição contará também com uma maior presença das marcas triple A, que são de particular interesse para os brasileiros. O Turismo da Suíça, por exemplo, sempre traz uma delegação significativa à ILTM Latin America. Em 2021, o número de brasileiros em Cran-Montana foi 200% maior. A ilha caribenha de Saint Barth também está chegando ao evento pela primeira vez, já que os brasileiros são o terceiro público mais frequente a cada ano na ilha.
Como o evento vem destacando ao longo dos anos a importância de um turismo mais consciente e verde, este ano a feira será completamente neutra em carbono devido a uma parceria entre a Rx Global e a Iniciativa Verde, uma ONG brasileira.
O diretor de eventos da ILTM Latin America, Simon Mayle (foto), diz: “Estamos orgulhosos em anunciar que a ILTM Latin America está retornando com paixão e em números significativos para refletir a maturidade de nossa indústria de viagens de luxo. O luxo evoluiu, as pessoas mudaram e experiências significativas e conscientes são mais importantes do que nunca. A ILTM tem ajudado os agentes de viagens a estar em contato com o melhor do luxo ao longo dos anos e este ano promete ser significativo e espetacular. Também estamos honrados que a ILTM Latin America será a primeira feira neutra em carbono show no portfólio de eventos da ILTM. Temos muitos motivos para comemorar estarmos juntos novamente”. Crédito: Geovana Fraga; Fonte: Diário do Turismo.
ILTM 2022 inclui os eventos:
- ILTM Latin America, São Paulo, 3 – 6 Maio
- ILTM Asia Pacific, Singapura, 20 – 23 Junho
- ILTM North America, Riviera Maya, México, 19 – 22 Setembro
- ILTM Cannes, 5 – 8 Dezembro