Por Carolina Morgado
Cuba espera receber cerca de 2,5 milhões de visitantes este ano, que devem contribuir com cerca de 1.159 milhões de dólares para a economia nacional, segundo dados recentemente avançados pelo ministro da Economia e Planeamento, Alejandro Gil.
Para atingir estes resultados, os olhos estão postos na XL Feira Internacional FITCuba-2022, que se realiza a partir desta terça-feira e até ao próximo dia 07 de maio, em Varadero, principal polo turístico do país.
Com participação de agências de viagens, operadores turísticos e companhias aéreas, entre outros, o mais importante evento organizado pelo setor do turismo em Cuba, será segundo o governo, um marco de reativação sustentável da atividade turística, após dois anos extremamente complexos para o setor.
De acordo com informações prestadas à imprensa pelo Ministério do Turismo (Mintur), e citadas pelo “Canal Caribe”, pela primeira vez estão a promover um programa denominado “Descobrir Cuba”, destinado a captar a atenção dos operadores turísticos que ainda não conhecem o destino.
“O nosso objetivo é agrupar aqui possíveis investidores, grupos hoteleiros e operadores turísticos de mercados tradicionais, mas principalmente de mercados pouco explorados por Cuba”, refere a nota.
Paralelamente à Feira decorrerá a FITCuba MICE Expo, destinada a promover Cuba como destino de eventos e incentivos. Segundo a Mintur, este “será o espaço ideal para apresentar o calendário de eventos do país, com muitas opções em todos os temas, como cultura, desporto, saúde, ciência, gastronomia ou natureza.
Em março passado, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez pediu a promoção do turismo de eventos, “que nos prestigia e mostra o nosso país com todo o seu potencial”.
A Feira também será a oportunidade de relançar Cayo Largo, destino que este ano comemorou o seu 40º aniversário; e lançar a rota do tabaco, cuja experiência pode ser vivida diretamente no pós tour FITCuba 2022. *Fonte: Publituris/pt.