Camille Constantin em “Gildaa”, no Teatro des Déchargeurs

  • Duda Tawil (texto e foto), de Paris
Atriz e cantora de grande talento, a franco-brasileira Camille Constantin da Silva, 28 anos, é uma das grandes revelações da cena cultural parisiense. Ela acaba de fazer uma temporada de dois showcases de “Gildaa” no Théâtre des Déchargeurs, conclusão de um ano como residente ali, para uma plateia menor, de 80 lugares, no 1⁰ distrito de Paris. Foi casa lotada durante o fim de semana.
“Gildaa” é um melodrama musical que esta jovem “cantriz” escreveu, dirigiu e fez até a iluminação, dando espaço a todo o seu talento. Passa com uma incrível facilidade do drama à comédia, todo o tempo, nos dois sentidos. Como se fosse pouco, ainda canta, dança e toca instrumentos. O espetáculo, quase um monólogo, é bem barroco, entre a morte e o renascimento da personagem-título, que vive uma espécie de crise existencial e tenta fazer um balanço. Envolve a França, o Brasil, a África e a Inglaterra, com citações em três línguas. Com ela no palco, os músicos Jouhara Ismaili (percussão) e Antonin Fresson (guitarra e baixo), cenário de Belkacem Abadou e figurinos de Emilie Demarco e Michelle Tschibolla. Sem esquecer o público, que interage constantemente, e se diverte.
            A presença marcante de Camille em Gildaa, um espetáculo autoral
O talento vem de berço, literalmente: ela é filha da cantora carioca Cátia Werneck, há mais de 30 anos levando uma carreira de sucesso na França, onde gravou, por exemplo, os CDs “Estrela do Sultão 98”, “Primavera”, “Tudo Bem”, e “Jongando”, entre outros. O pai, François Constantin, é percussionista das grandes estrelas francesas, como os saudosos France Gall e Johnny Hallyday. O tio Carlos Werneck, irmão de Cátia, é baixista, e mora em Milão, Itália. Uma família musical!
Camille, que se formou pelo CNAD – Conservatório Nacional Superior de Artes Dramáticas (cursou de 2015 a 2018), seguiu também os reputados cursos de teatro do Cours Simon e do Cours Florent. Mas ela atua profissionalmente desde 2010. A partir de agora, fará apresentações com a Comédie Française e outras companhias teatrais.
Além disso, finaliza seu álbum neste verão em meio à turnê como atriz, com Yndi da Silva na direção artística e Kiu, o genial engenheiro de som. O projeto, em fase de criação, inclui ainda gravações de clipes que estão sendo produzidos nesta primavera. Ela conta: “Estamos construindo tudo com calma, até porque, no momento, a produtora sou eu e a minha assessoria é minha família. Não podemos correr pois nos falta verba!” (risos)
Durante o verão, ela vai estar no famoso Festival Internacional de Teatro de Avignon “IN”, com a peça
“Le Nid de Cendres” (O Ninho de Cinzas), de Simon Falguières, no Teatro La Fabrica. Na sequência, em turnê com a Comédie Française, dirigida por Maëlle Poesy, na peça “7 Minutes”, já compondo o segundo projeto de “Gildaa”.
Caminhos abertos! Bonne route!
Mais informações sobre a artista no site: www.les1d.fr/talent/auteurs_realisaterus_mes/camille_constantin1.htm e Instagram: gildaa_camillle

 

Comentários sobre “Camille Constantin em “Gildaa”, no Teatro des Déchargeurs

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *