Lençóis tem apenas uma única mulher guia de observação de pássaros na Chapada Diamantina

 

Apaixonada por aves, a moradora do município chapadeiro de Lençóis, Cristine Prates, de 38 anos, é a única mulher guia de observação de pássaros na Bahia. Com esse amor desde criança, que aprendeu com o seu avô, em Goiás, Prates é nascida em Brasília, e há três anos fez da Chapada Diamantina a sua moradia.

 A ave que mais conquista o coração da bióloga e ornitóloga é o beija-flor-de-gravata-vermelha e o melhor local para observá-lo é na Chapada Diamantina. Foto: Tatiane Dias/Divulgação|

 

 

De acordo com Cristine, por reunir diversos biomas, são cerca de 800 espécies de pássaros na Bahia e apenas na Chapada, existem 400 espécies. Dentro de um ambiente predominantemente masculino, no turismo de observação de pássaros, ela fundou a sua própria agência de observação, em 2020, a ‘Birding Chapada Diamantina’.

 Nessa trilha de avistamento de pássaros o objetivo é a contemplação das aves, uma atividade ainda não regulamentada, diferentemente das trilhas tradicionais da região que estão associadas aos banhos de cachoeiras.

Segundo Cristine, é preciso muito estudo e dedicação para ser guia de observação, apesar de não ser exigida formação acadêmica. “É preciso estudar as aves, principalmente o canto, que é a melhor forma de identificá-las e atraí-las para os observadores apreciarem as espécies. É interessante saber sobre distribuição geográfica, comportamento, alimentação, reprodução e também entender de fotografia, para colocar o cliente em boas posições em relação às aves, obtendo, assim, registros de qualidade. Tudo isso enriquece a guiada”, descreve.

Dentre os desafios na área, ela cita o machismo no meio acadêmico e a sensação de insegurança no trabalho em campo. “A mulher tem medo de ser assaltada, como os homens também, mas temos o agravante dos abusos sexuais. Muitas vezes, ando sozinha no mato e fico tensa quando vejo um caçador. É preciso coragem”, relata.

*Fonte: Jornal da Chapada com informações de texto base do Correio 24 horas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *