Meta dos EUA para o turismo é receber 90 milhões de turistas

 

 

O Departamento de Estado do Comércio norte-americano anunciou uma nova estratégia com o objetivo de impulsionar a indústria do turismo, depois da “devastação” que o país conheceu devido à pandemia da COVID-19.

A Estratégia Nacional para a Viagens e Turismo (National Travel and Tourism Strategy, em inglês) define como objetivo receber 90 milhões de visitantes até 2027 e atingir um valor de receitas estimado em 279 mil milhões de dólares (cerca de 260 mil milhões de euros).

A secretária de Estado do Comércio, Gina Raimondo, revelou que o Governo “tem de fazer mais para apoiar a retoma das viagens e do turismo”, admitindo que “são várias as indústrias que já ultrapassaram a COVID, realidade que não acontece nas viagens e turismo”, de acordo com notícia da Reuters. Gina Raimondo salientou ainda que o turismo terá de tornar-se “mais resiliente, sustentável e equitativo”.

Além de estabelecer metas para o turismo internacional, o Governo procura modernizar e simplificar os procedimentos de entrada para visitantes internacionais e reduzir as restrições relacionadas à COVID que dificultam a visita.

De referir que os EUA ainda exigem que os turistas que chegam apresentem comprovativo de vacinação e quase todos os passageiros internacionais que cheguem via aérea testem negativo antes da viagem, situação que está a receber forte resistência por parte das companhias aéreas de toda a América.

Gina Raimondo referiu que os protocolos de teste atuam como uma “barreira” para a recuperação do setor das viagens, situação que tem levado a secretário de Estado do Comércio a expressar a sua frustração junto do presidente dos EUA, Joe Biden, e respetivo Governo.

Para Grant Harris, assistente da secretária de Estado do Comércio para a Indústria e Análise, por sua vez, “a estratégia para o turismo de viagem tem quatro pilares. Primeiro, promover os Estados Unidos como destino de viagem; segundo, facilitar as viagens para e dentro dos Estados Unidos; terceiro, garantir experiências de viagem diversificadas, inclusivas e acessíveis; e quarto, fomentar o turismo resiliente e sustentável”.

De referir que antes da pandemia, os EUA receberam 79,4 milhões de visitantes internacionais, número que registou uma quebra para os 19,2 milhões, em 2020, para crescer até aos 22,1 milhões, em 2021. Já em termos de receitas, os gastos dos turistas internacionais representaram perto de 240 mil milhões de dólares (cerca de 224 mil milhões de euros), em 2019, baixando para 81 mil milhões durante a pandemia.

*Fonte: Publituris/pt; Foto: Bryan R. Smith-AFP

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