A Arábia Saudita quer triplicar o turismo estrangeiro este ano. O país, habitualmente fechado a visitantes internacionais, arrancou com vistos de turista em setembro de 2019. Mas a pandemia mudou os planos de abertura.
Ainda assim, em 2021 quatro milhões de viajantes aterraram na Arábia Saudita. Agora, a estratégia do Governo saudita passa por captar ainda mais mercado internacional.
“A meta para este ano é de 12 milhões de visitantes estrangeiros”, revelou Ahmed Al Khateeb, ministro do Turismo, citado pela agência AFP.
“Estamos de volta e muito otimistas. Os países começaram a abrir suas fronteiras, as restrições diminuíram e as pessoas começaram a viajar”, avançou Al Khateeb.
O objetivo final da Arábia Saudita é atrair 100 milhões de visitantes até 2030. Isso mesmo consta da agenda de reformas “Visão 2030”, elaborada pelo príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, destinada a diversificar uma economia altamente dependente do petróleo.
Do plano faz também parte Diriyah, a sede do primeiro estado saudita, que se encontra em fase de reconstrução para que se torne um destino de património e entretenimento.
O titular do Turismo adiantou que 30 milhões de turistas deverão ser provenientes do estrangeiro, com o restante a ser composto por sauditas viajantes dentro do próprio país de origem.
“Os destinos que a Arábia Saudita oferecerá até 2030 são algo completamente diferente do que foi visto até agora”, garante Ahmed Al Khateeb.
As viagens religiosas são também fatia importante do futuro turístico saudita. Nomeadamente as peregrinações a Meca e Medina, os dois locais mais sagrados do Islão.
Aliás, no próximo mês de agosto, as autoridades planeiam permitir que um milhão de peregrinos realizem o hajj, após dois anos em que a pandemia forçou limites drásticos nos números do ritual anual.
Embora nos últimos anos a Arábia Saudita tenha relaxado regras que proibiam, por exemplo, cinema ou espetáculos que misturassem homens e mulheres, outras regras, como a proibição do álcool, permanecem em vigor.
*Fonte: Jornal de Notícias/pt; Foto: Pixabay