Com o objetivo de fomentar negócios e promover o turismo no município de Ipiaú, na Costa do Cacau, o 7° Festival Agro Chocolate foi aberto na noite de sexta-feira (8), na praça Álvaro Jardim. Realizado pela Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território do Médio Rio de Contas (Aproc) e pelo Sindicato Rural de Ipiaú, o evento aconteceu até ontem, domingo (10), com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), da Agricultura (Seagri) e do Desenvolvimento Rural (SDR).
No festival, a Setur-BA promoveu o destino Bahia, com ênfase no turismo rural. Foto: Tatiana Azeviche/Divulgação Setur-BA
“Nossos técnicos fizeram o trabalho de mapeamento, capacitação e qualificação, em fazendas da região de Ipiaú, que estão prontas para receber turistas interessados em vivenciar as etapas da cultura do cacau, até a fabricação do chocolate, além de outras diversas experiências que o turismo no campo oferece”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
O presidente da Aproc, Valnei Pestana, destacou o potencial turístico da região, associado à lavoura cacaueira. “Temos as belezas cênicas da Mata Atlântica, rios, cachoeiras e a área de proteção ambiental Boa Nova, própria para a observação de aves; e manifestações culturais, com destaque para o terno de reis. Tudo isso, envolvendo a história do cacau”.
A programação do festival incluiu palestras, debates, apresentações musicais, concursos de gastronomia, visitas a fazendas de cacau e fábricas de chocolate e feira de artesanato. Foram expostas e comercializadas marcas de chocolate de Ipiaú, Ibirataia, Jequié, Ubatã, Gandu e Ibicaraí.
A produtora Elis Campos Santos foi uma das expositoras, que teve no evento a oportunidade de impulsionar o negócio, iniciado há três meses. “Produzo brownies e cones de chocolate. Aqui no festival, tiive a chance de apresentá-los a um número maior de clientes, o que deverá aumentar as vendas”.