A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), começou um trabalho de mapeamento das casas culturais e religiosas da região para criar o ‘Roteiro Quilombo Cultural São Luís’, com o objetivo de exaltar a produção cultural e as raízes africanas presentes na capital maranhense.
O ‘Roteiro Quilombo Cultural São Luís’ foi iniciado em 2021, com o mapeamento e visitação de barracões do Bumba Meu Boi, que são espaços onde acontecem a produção das vestimentas, reuniões e ensaios dos grupos que compõem uma das maiores manifestações culturais do Maranhão.
Inclusive, o Bumba meu Boi possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Também foram visitadas casas religiosas de matriz africana, que têm muitos adeptos em todo o território maranhense.
Ainda foram mapeadas e visitadas casas de reggae, um dos ritmos mais escutados no Estado; casas de Tambor de Crioula, manifestação que tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e também sedes dos Blocos Afro, mais uma expressão cultural muito forte em São Luís.
Esse período de visitação e mapeamento durou oito meses, nos quais a Setur estabeleceu contato com a comunidade e, junto a ela, criou a versão piloto do ‘Roteiro Quilombo Cultural São Luís’.
A contribuição do roteiro para a cultura e turismo de São Luís
“Este roteiro tem como objetivo fortalecer ainda mais a cultura ludovicense. Vamos formatar ele e incentivar a comercialização pelas agências de viagem. O objetivo é que seja criado um fluxo intermitente de visitação nesses espaços, dessa forma teremos uma maior movimentação financeira nesses bairros que compõem o Quilombo. Além disso, todos os moradores e visitantes terão a oportunidade de conhecer a cultura incrível que São Luís tem”, destaca Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.
Fazem parte da versão piloto do roteiro 10 locais: Mercado Municipal da Liberdade; Terreiro Ylé Ashé Oba Yzôo; Bloco Tradicional Os Indomáveis Show; Bumba Meu Boi da Floresta;
Terreiro Ilé Ashé Ogum Sogbô; Bloco Afro Abiyeyé Maylô; Tambor de Crioula Maracrioula;
Bumba Meu Boi de Leonardo; Produtora Novo Quilombo – Reggae e Bloco Afro Netos de Naná.
Os bairros da Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa compõem o maior Quilombo Urbano da América do Sul. A Setur pretende, ainda, diversificar o roteiro com novos locais, dando ainda mais oportunidades para quem faz a cultura da cidade.
O Roteiro Quilombo Cultural São Luís está em fase de finalização e será lançado oficialmente ainda no segundo semestre de 2022.
Para saber mais, acesse o site da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís.
- Fonte: Diário do Turismo/Fotos: Setur São Luís