O Ministro de Comércio Exterior e Turismo, Roberto Sánchez, anunciou que a Unidade de Gestão do Santuário Histórico de Machupicchu (UGM) confirmou o aumento de visitantes na Llaqta de Machupicchu, uma medida que acelerará a reativação do turismo em Cusco e em todas as do Peru.
“A capacidade de admissão à cidadela Llaqta ou Inca de Machupicchu aumentará de 3.044 para 4.044 visitantes por dia, após a aprovação da proposta pelo Comitê Diretor da UGM, composto pelo Ministério de Comércio Exterior e Turismo, Ministério da Cultura, o Ministério do Meio Ambiente, o Governo Regional de Cusco e o Município Distrital de Machupicchu”, disse o Ministro Roberto Sánchez.
Importante mencionar que o aumento será dado automaticamente a partir da publicação da respectiva resolução ministerial pelo Ministério da Cultura e terá validade, excepcionalmente, até 31 de dezembro de 2022.
“Durante este período, a medida será avaliada. na capacidade de ingestão. Tudo isso baseado na implementação dos compromissos assumidos pelas instituições que são membros da UGM “, acrescentou o Ministro Sánchez.
Além do Ministro Sánchez, o Ministro da Cultura, Alejandro Salas, participou da reunião da Unidade de Gestão de Machupicchu. Ministro do Meio Ambiente, Modesto Montoya, o governador regional de Cusco, Jean Paul Benavente, e o prefeito de Machu Picchu, Darwin Baca
Antes da pandemia de Covid-19, a cidadela inca recebia no máximo 5.940 turistas por dia. Embora em 2020, o Ministério da Cultura, atendendo à recomendação da UNESCO de garantir o Valor Universal Excepcional de Machupicchu, reduziu esse número para 2.244 pessoas.
No entanto, considerando a necessidade de reativar o setor do turismo, sem descurar as recomendações da UNESCO, o Ministério da Cultura elaborou um relatório técnico que propõe aumentar novamente a capacidade de admissão para 4.044 turistas por dia.
*Fonte: Travel 2 Latam, com Diário do Turismo