Por Tamires Silva
Após comemorar 40 anos de carreira, o cantor e compositor baiano Lazzo estreia o show Pra Gente Dançar, nome de uma de suas canções.
A ideia é que seja um grande baile, “um encontro de amigos, uma confraternização para matar a saudade depois de ficar tanto tempo em isolamento. A gente vai se encontrar em um baile onde possa dançar, se ver, se amar, ser feliz”, revela o artista.
O show será nesta sexta-feira, dia 5, no largo Quincas Berro d´Água, Pelourinho, às 21h. De acordo com Lazzo, será um evento cheio de melodia, dança, animação e repleto de sucessos.
No repertório, o cantor traz também releituras de canções consagradas nas vozes de artistas como Chico Buarque, Ana Carolina, Roberto Carlos, além de muitas outras surpresas. São músicas que fazem parte da vida de Lazzo, canções que sempre escutou ao longo de todas essas décadas de carreira.
O cantor espera que estas releituras contagiem o público e que, juntos, eles possam reviver a experiência de escutar estas músicas, já tão presentes e importantes na vida dos brasileiros, desta vez com uma roupagem nova e em um ritmo próprio e particular.
Estrada
Lázaro Jerônimo Ferreira, 65, é cantor, compositor e ativista negro. Já foi conhecido como Lazinho do Ilê, uma referência à passagem pelo bloco afro Ilê Aiyê (1978 a 1980), e também como Lazinho Diamante Negro.
O artista passou a se chamar Lazzo Matumbi somente em 1981, quando começou a carreira solo com as músicas Salve a Jamaica e Guarajuba. De lá pra cá, eternizou várias canções, como Alegria da Cidade e Me Abraça e Me Beija, tornando-as verdadeiros clássicos do cancioneiro baiano.
A versatilidade musical transita entre canções de matriz africana, samba, axé, reggae, soul, além de diversas sonoridades incorporadas à sua verve ancestral negra. Desde que surgiu, e com sua voz inconfundível, tem se tornado um dos expoentes da música negra baiana.
“É muito gratificante poder completar 40 anos de carreira fazendo a música que eu gosto, que eu quero, e me sentindo feliz de poder, nesse tempo, cantar a música que agrada ao ouvido do público. Então, isso me traz uma tranquilidade e uma satisfação muito grande”, desabafa o artista.
Lazzo espera, no futuro, poder dar continuidade à sua trajetória artística da mesma maneira como ela tem sido construída até aqui.
“De forma tranquila, agradável, conseguindo chegar às pessoas, fazendo o público mais feliz ainda ao ouvir minha música, minhas mensagens de acalento, carinho, amor, reflexão, sabe?”, indaga o músico.
Com sua arte, o compositor sonha em poder construir uma sociedade mais igualitária e menos preconceituosa, em que todos possam ter acesso à uma vida mais digna e também à sua música.
“Que a gente possa sempre ter muito mais amor. Eu acho que é o desejo de todo artista, e é o que eu desejo para os meus próximos 40 anos, se eu conseguir chegar lá”, finaliza Lazzo.
*Fonte: A Tarde.