Por Leonardo Neves
A Abav Expo 2022 já está com todos os seus espaços para fornecedores vendidos. A próxima edição, que será realizada de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, terá cerca de 1,5 mil marcas expositoras, com 27 Unidades Federativas (UFs) presentes, sendo 21 estados com estande próprio.
Entre os destaques dos 1,5 mil expositores da Abav Expo 2022 estão 38 operadoras, 58 novas marcas que nunca participaram do evento, 11 destinos internacionais e quatro Destination Management Companies (DMCs). O evento terá mais de 60 capacitações em cinco salas
com atividades simultâneas. Até o momento, a feira está com 3,5 mil participantes pré-inscritos (desconsiderando expositores e staff), mas espera chegar em 12 mil pessoas cadastradas até 21 de setembro.
Outra “novidade” para este ano é a volta dos cadastros presenciais no Centro de Convenções onde a Expo será realizada, que deve incrementar o número de presentes. No ano passado em Fortaleza, primeira edição de retorno do modelo itinerante após anos fixada em ão Paulo, não havia essa possibilidade devido às restrições vigentes na época.
“Essa será a maior Abav dos últimos anos, com uma área 1,5 mil m2 maior que a última edição em São Paulo [2019] e estamos felizes por promover o maior evento de turismo do país, depois do teste da retomada que foi feita no Ceará no ano passado”, disse Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, detalhando ainda que a feira não terá um parte virtual, sendo totalmente presencial.
“Queremos que com a Expo em Pernambuco o turista olhe para e repare nos empregos, riquezas e tudo o que o segmento gera para o Brasil e que acordem para a indústria de viagens da maneira que ela merece. Estaremos lá cobrando fortemente os políticos e autoridades, justamente em um momento vital antes das eleições gerais”, continuou Magda.
Abav Expo: Pernambuco em foco
A edição pernambucana da Expo ainda não chegará aos índices de 2019 em termos de marcas presentes, quando a último edição de São Paulo registrou mais de 2 mil marcas expositoras. Porém, a expectativa é de recepcionar, ao menos, o mesmo volume de participantes que a edição paulista, com 32,3 mil presentes ao longo dos três dias de exposição.
Para tal, o destino receberá caravanas terrestres (saídas de São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Maceió, Salvador e Petrolina) e aéreas exclusivas para as agências associadas da Abav (saídas do AC, AM, AP, DF, ES, GO, MG, MS, MT, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SP e TO), com passagens descontadas com a Azul (-15% com o código ABAV22), Gol (-20%) e Latam (-15%).
Além disso, 17 hotéis e 18 bares e restaurantes da região irão oferecer descontos e condições especiais para os participantes.
“O estado está se preparando para recebe-los. O turismo de Pernambuco tem muito a melhorar mas já está em vias de retoma e queremos mostra-lo para o mundo, fazendo negócios em uma cidade do Nordeste do Brasil, no qual eles podem fazer turismo”, disse Milu Megale, secretaria de Turismo de Pernambuco.
“Além de termos o governo do estado e de recife engajados, temos também um trade muito aguerrido e profissional, juntos e cientes da importância da feira, com a oportunidade do destino em receber os operadores nacionais e internacionais. Esperamos que essa feira traga frutos dentro e fora do pavilhão”, salientou Antonio Baptista, presidente da Empetur.