O vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, entrou em erupção na última semana e está movimentando o turismo mundial. As explosões estão 10 vezes mais fortes em relação ao ano anterior – quando também entrou em atividade – e fica a apenas 15 km do aeroporto de Reykjavik, capital do país, onde integra o sistema vulcânico composto de 32 vulcões.
O brasileiro Marco Brotto, conhecido como O Caçador de Aurora Boreal, tem uma série de viagens programadas para os países nórdicos neste semestre, incluindo a Islândia.
Brotto leva turistas para ver a aurora boreal – contabiliza mais de 100 expedições em busca das luzes do Norte – e inclui em seus roteiros outros fenômenos naturais, como o vulcão Fagradalsfjall, onde realiza voos de helicópteros para visualizar as explosões.
“Em 2021 tivemos a chance de ver a erupção do vulcão junto com a aurora boreal e foi simplesmente inesquecível ver ao mesmo tempo as duas potências da natureza em ação. A fissura aberta está expelindo muito mais magna e estamos ansioso para repetir a experiência do ano passado quando vimos o rio de lava e a aurora boreal simultaneamente ”, conta Brotto.
Para saber mais sobre turismo nos países do Norte, acesse https://auroraboreal.com.br/
*Fotos: Marco Brotto