Uruguai convida turista brasileiro a experimentar o país

Por Caroline Figueiredo

Um dos muitos conselhos que Dalai Lama deu foi: “Uma vez por ano, vá a um lugar onde nunca esteve”. Ontem, 18, foi possível “estar em um novo lugar”, pois foi realizado em São Paulo, no restaurante El Tranvía Itaim, o evento “Experimente o Uruguai”.

Na ocasião, foram apresentados os principais atrativos turísticos do país pela marca Uruguay Natural.

Uruguai para turistas brasileiros 

A promoção turística realizada no Experimente o Uruguai teve como foco as regiões Sudeste e Sul do Brasil, para aumentar o número de viajantes vindos dessas regiões. Essa, inclusive, é uma uma das prioridades do país para a temporada de verão 2022/23.

Para divulgar os diferenciais do país vizinho para brasileiros, estiveram presentes: Tabaré Viera, Ministro do Turismo do Uruguai; Roque Baudean, Diretor Nacional de Turismo do Uruguai; Marina Cantera, Presidente da Câmara Uruguaia de Turismo; e de Diego Lugano, ex-jogador da celeste e do São Paulo.

Marina Cantera (foto), em entrevista ao DIÁRIO, media partner do Portal Turismo Total, respondeu com brilho nos olhos que é uma alegria para o país realizar o encontro. Uma das razões é que o Brasil é o 2º maior mercado emissor de turistas para o Uruguai, e ambos possuem muita coisa em comum.

“Para nós, o mercado brasileiro é muito importante, basicamente porque temos uma grande proximidade. Somos vizinhos, irmãos, temos uma história em comum que compartilhamos. Além disso, para chegar ao Uruguai é muito fácil, através, por exemplo, de carro”, disse a presidente.

Ela contou que em alguns pontos de Brasil, a 4 ou 6 horas, é possível estar em algum ponto interessante de Uruguai, para conhecer o país e fazer turismo, conhecer a natureza. Marina também lembrou que o há voos para o país, com 1 a 2 horas de viagem.

Atualmente, 3 companhias aéreas fazem as operações: Azul, GOL e LATAM, que voam para Montevidéu e Punta del Este.

“Temos uma grande expectativa e vamos seguir trabalhando neste mercado. Somos um país pequeno, mas temos expectativa de crescer com o nosso turismo para o Brasil, que é um país tão grande, e Uruguai tem esse modo de vida, amável, simpático e que trabalha sua hospitalidade”, completou.

Destinos campeões do Uruguai

Quem melhor do que um cidadão uruguaio para falar sobre os principais atrativos de seu país?

Diego Lugano (foto), ex-jogador de futebol, que atuou na Seleção do Uruguai e também no São Paulo (SPFC) falou ao DIÁRIO alguns pontos turísticos que ele indica aos turistas brasileiros:

“Em pontos turísticos, eu acho que os brasileiros conhecem muito bem, o que significa a orla, a praia. No Uruguai, temos Colonial de Sacramento, Montevidéu, Punta de Este, Punta del Diablo, entre outros. O Uruguai também possui muitas fazendas, é um país com muita natureza, muito belo”, destacou Diego.

“Mas o maior diferencial que o Uruguai dá, principalmente para paulista, é que quando você sai de uma cidade grande, você procura diminuir um pouco a velocidade e disfrutar a gastronomia, a natureza, com segurança. E o Uruguai oferece essa mistura de natureza, praia, glamour, gastronomia, com um ritmo mais calmo”, completou.

Novos negócios
O Experimente o Uruguai também contou com rodadas de negócios entre empresários brasileiros e uruguaios.

 

Para isso, estiveram presentes mais de 15 empresas de turismo, incluindo agências, destinos turísticos e hotéis, que apresentarão seus produtos e novidades aos agentes e operadoras. A GOL, uma das companhia áreas que liga o país ao Brasil, também esteve presente.

Conhecendo a Uruguai
Tavaré Viera, Ministro do Turismo do Uruguai; e Roque Baudean, Diretor Nacional de Turismo do Uruguai. Fotos: Mary Ellen Aquino/Divulgação.

 

Para iniciar o workshop do Experimente o Uruguai, com a apresentação de 3 locais para lá de especiais, Tabaré Viera, Ministro do Turismo do Uruguai, fez um breve discurso agradecendo os presentes e lembrou que a missão do Turismo é de conectar, e ir contra a guerra.

Roque Baudean, Diretor Nacional do Turismo do Uruguai, também agradeceu a presença de todos e com muito orgulho e um sorriso cativante no rosto, reafirmou o convite para conhecer o Uruguai.

Depois, apresentado algumas cidades emblemáticas do Uruguai e empreendimentos hoteleiros de cada local, à agentes de viagem, profissionais do turismo e imprensa. Os destaques foram para Maldonado, Montevidéu e Colônia.

Maldonado foi lembrada por suas belas praias, com destaque para a conhecida Punta del Este, e também pelo turismo corporativo, uma vez que possui boa infraestrutura, principalmente em hotelaria e eventos, ideais para o segmento.

Montevidéu, a capital do país, com sua cultura e história riquíssimas, pois a cidade possui diversos monumentos históricos e locais memoráveis, como Teatro Solís, o mais antigo do local.

E por fim, mas não menos importante, foi apresentada Colonia del Sacramento, cidade que é reconhecida como patrimônio pela UNESCO.

Fundada por portugueses, a cidade é um charme: está localizada à beira-rio, possui com casas no estilo colonial, e é ideal para dar um passeio à tarde, fazer belas fotos e degustar um bom vinho ou café.

Promoção do Uruguai em feiras de turismo

O evento Experimente o Uruguai faz parte de uma programação da marca país Uruguay Natural, que envolve a participação em feiras de turismo, para apresentar o país aos brasileiros.

Dentro da agenda, estão eventos como Festuris, em Gramado-RS; a ABAV Expo, em Olinda-PE; BTM em Fortaleza-CE; e o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu-PR.

Desde o início de 2022, o país esteve presente em diversas feiras de turismo e também promoveu capacitações sobre o destino para operadores de turismo e agentes de viagem.

Degustação à Uruguaia

Para encerrar a noite com chave de ouro, o Experimente o Uruguai preparou um coquetel para uma confraternização entre os presentes.

Nele, foram apresentados e degustados pelos participantes alguns produtos originais do país, como vinho, carne, doce de leite, queijo.

*Fonte: Diário do Turismo

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *