No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a luta continua pela acessibilidade em pontos turíticos

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta quarta-feira, 21 de setembro. Uma luta de todos pela acessibilidade!

Cidades no Brasil promovem acesso fácil e seguro para passeios e pontos turísticos, além de garantir a autonomia das pessoas com deficiência. Ricardo Shimosakai é diretor da fan page Turismo Adaptado (Crédito: arquivo pessoal).

 

desafios para uma Pessoa com Deficiência (PcD) surgem diariamente mesmo na cidade onde ela mora e domina rotas e caminhos. Esses obstáculos, entretanto, ganham novas proporções em uma viagem, onde tudo é desconhecido. Falar de turismo acessível é também falar sobre o direito de todas as pessoas de viajarem e desfrutarem da vida cultural, usufruir de teatros, museus, cinemas, bibliotecas, parques, monumentos e outros locais turísticos, além da natureza do destino. O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira, em 21 de setembro, é momento de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência, também no turismo.

Para promover um ambiente com acesso fácil e seguro, além de garantir a autonomia das pessoas com deficiência é necessário atentar-se a aspectos como: a disponibilidade de rampas, elevadores, a organização de móveis e a disposição do banheiro para utilização de todos. “Outro ponto importantíssimo é o treinamento adequado da equipe de funcionários do estabelecimento. O staff deve estar devidamente habilitado para conseguir se comunicar em Libras, por exemplo, e dispor toalhas e lençóis de forma que sejam facilmente alcançáveis”, defende Carlos Eduardo Pereira, diretor Executivo da Bancorbrás Turismo. No Brasil, a partir do Programa Turismo Acessível, o Governo Federal incentiva ações de adaptação ao redor do País. Por meio do aplicativo Turismo Acessível, o turista também pode conferir avaliações de usuários sobre o preparo do local para escolher seu destino.

Acessibilidade

Mariana Veloso, cliente do Clube de Turismo Bancorbrás há mais de 5 anos, tem distrofia muscular de cinturas e utiliza cadeira de rodas para se locomover. Ela conta que antes de escolher, realiza pesquisas sobre as condições de acessibilidade nos destinos. “Eu procuro informações sobre pontos turísticos e hospedagens preparadas. Busco na internet e também conto com o atendimento da equipe Bancorbrás para encontrar a melhor opção e confirmar a minha movimentação fácil, segura e autônoma. Já aconteceu de não haver a disponibilidade de estadia adaptada em determinado hotel e o Clube interceder para que os devidos ajustes fossem realizados para me receber”, compartilha. Ela ressalta que cada PcD tem as suas individualidades e que os locais precisam adequar-se para receber a todos. “Eu adoro viajar e nunca deixaria de fazer isso por conta da minha deficiência. Por isso, é importante planejar e verificar as localidades. Em minhas redes sociais, eu costumo postar detalhes e dicas sobre os locais que visto”, aconselha.

Acesso fácil e seguro
Diversas são as opções de roteiros, no território nacional, prontos para receber todos os turistas, independente de suas características individuais. “Foz do Iguaçu, no Paraná, por exemplo, foi uma das pioneiras em turismo para todos do País. Destaque para o Parque Nacional que oferece uma trilha segura para pessoas com deficiência chegarem até o maior fluxo de água das famosas cataratas do Iguaçu”, comenta Carlos Eduardo. Outros destinos preparados são Rio de Janeiro e São Paulo, cidades repletas de pontos turísticos culturais, históricos e naturais com opções para diferentes perfis de turistas.

“Na capital paulista são mais de 300 atrações que oferecem conforto e segurança para os indivíduos, além de permitir que conheçam diversos locais. Já duas das principais atrações, Cristo Redentor e Pão de Açúcar, oferecem rampas, banheiros adaptados e condições para que a experiência do visitante seja a melhor possível. Além disso, as praias de Copacabana, Barra da Tijuca e Leblon oferecem o projeto ‘Praia Acessível’, que auxilia pessoas com deficiência a aproveitarem um dia de banho de mar e atividades diferenciadas”, aponta.

Carlos Eduardo Pereira, diretor Executivo da Bancorbrás Turismo (Crédito: divulgação)

Pacotes acessíveis 

A Bancorbrás Turismo oferece pacotes de viagens exclusivos para esses e outros destinos acessíveis. A empresa possui parcerias com hotéis e companhias aéreas nacionais e internacionais, e também oferece, como complemento de viagem, traslado para aeroporto e hotel, ingressos para atrações locais, seguro-viagem, aluguel de carro, entre outros serviços adaptados.

“Na Bancorbrás, pensamos em cada detalhe para garantir inclusão e, principalmente, o conforto de nosso cliente, independente de suas características individuais ou do estilo de viagem que ele busca. Trabalhamos com uma equipe especializada que elabora um pacote completo, com itinerário detalhado que se encaixa no que o cliente deseja e planeja para sua viagem”, comenta o diretor.

Para informações acesse o site ou entre em contato pelo telefone 3004 9912 (regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades). *Fonte: Diário do Turismo, com agências.

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