Por Duda Tawil, texto e fotos, de Lauro de Freitas (BA)
Ontem teve festa na Cabana do Cotoco: em dia lindo de sol e luminosidade, desde o meio-dia, pois Cotoco Pescador – apelido de Egberto Teodoro Rosário dos Santos – filho de Yemanjá com Ogum, comemorou, com muitos clientes e amigos de muitos anos, e ao som de Tuca Almeida e da banda Samba R13, o primeiro aniversário da sua Cabana do Cotoco, na praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas, na Bahia.
O apelido vem desde quando, muito pequeno, acompanhava a mãe, a primeira baiana de acarajé do local, hoje aposentada, para o trabalho. Figura querida por todos, ele relembra: “Tudo isso aqui era uma fazenda”. A cabana ele decidiu abrir há um ano, e é o maior sucesso. Fica debruçada sobre o rio Joanes, a poucos metros da desembocadura com o mar, perto da capela consagrada a São Francisco de Assis, com entrada por Buraquinho, ou a pé, no final do calçadão de Vilas do Atlântico. O estacionamento é fácil e bem próximo.
A tarde foi linda, de barraca lotada, com muita cerveja gelada, pititinga dobrada, drinques e pratos deliciosos, o repértorio de bom gosto e alta qualidade das duas atrações, e sobretudo o congraçamento de todos em torno do sorriso largo de Cotoco Pescador, que irradiava felicidade.
Odoyá! Ogunhê!
Longa vida à Cabana do Cotoco!
…