Por Manuela Meneses
Famosa pelo clima quente e belas praias, Salvador costuma atrair muitos turistas durante os feriados. Em novembro, o Dia da Proclamação da República, celebrado anualmente no dia 15, já começa a ganhar destaque entre as datas escolhidas para viajar, principalmente porque neste ano será numa terça-feira e algumas empresas costumam emendar, concedendo uma folga na segunda-feira ou permitindo o trabalho home-office, somando até quatro dias de folga se contado com o final de semana.
A capital baiana ocupa o terceiro lugar no ranking dos 10 destinos mais procurados para o feriadão e ainda se destaca com o voo mais barato dentre as cidades nordestinas mais buscadas, com um preço médio de R$1.417. As informações são de um levantamento divulgado pelo buscador de viagens Kayak. Na lista, Salvador fica atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Luciano Lopes, que é presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, explicou que ainda não se tem um detalhamento quanto aos números previstos para hospedagem durante o período, mas salienta que Salvador já costuma atrair bastante turistas nesta época.
“É um feriado que tem uma procura muito grande, sobretudo do público que vem de São Paulo, que é nosso principal mercado. Você tem além do feriado de 15 de novembro que esse ano, se eu não me engano, ele cai numa terça-feira, nesse mesmo período, historicamente, Salvador já começa a ter uma procura muito grande (…). Salvador cada vez mais vai se posicionando como um dos principais destinos de lazer do Brasil. Isso realmente faz com que tenhamos uma procura pelo destino muito grande. Em quase todas as pesquisas que são realizadas a gente sempre vê uma procura pela cidade muito grande. Salvador sempre aparece entre os principais destinos em diversos portais e pesquisas”, destaca.
Para ele, a diversidade da cidade é o principal atrativo para quem embarca com destino à capital baiana. “Tem tanto o turismo em praias, quanto turismo gastronômico, turismo religioso, muita cultura, hoje tem museus modernos como a Casa do Carnaval, Cidade da Música, Casa de Jorge Amado, muitas igrejas. A cidade tem uma multiplicidade de experiências muito grande, como os passeios de lancha pela Baía de Todos-os-Santos. Então isso atrai muita gente para a cidade”, acrescentou.
*Fonte: Tribuna da Bahia; Foto: Nelson Rocha/PTT