Por Duda Tawil, texto e fotos
Aconteceu no último domingo o Business Woman Brasil: 1ª Edição Bahia, em Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, cidade da RMS – Região Metropolitana de Salvador. Durante o evento, houve a entrega de dois prêmios, “Troféu Maria Felipa” e “Nordestino de Destaque”, e também foi a abertura da “ExpoNordeste”. A data foi escolhida por ser vizinha do Dia do Nordestino, festejado na véspera, 8 de outubro.
O evento, de caráter solidário, contou com a presença dos ambulantes da Associação Beneficente dos Ambulantes de Vilas do Atlântico, representados por sua diretora Cléa Cristina, também uma das homenageadas entre as mulheres empreendedoras.
A presença do grupo do Projeto Meninonas foi um acontecimento à parte: Arilene Fernandes, Ermínia Lopez, Stela Rodrigues e Joana Darc Barbosa, vindas de Sampa. Elas juntas formam a Confraria de Mulheres da Sociedade Paulista (200 mulheres), focada em promover a Solidariedade e Alegria (SA).
O músico BBlack agradece a homenagem ao lado da anfitriã Fátima Dantas e da mestra de cerimônias Luzia Moraes
A parte artística ficou por conta dos ritmos típicos baianos, com o samba-reggae do grupo Axé Pelô (@grupoaxepelo) e a capoeira do Projeto SoulArteCapoeira (@ soulartecapoeira) do músico BBlack (@b.blackss) e seu berimbau, nome artístico de Bruno Souza, que também é ator, modelo e personal trainer.
O nosso bonito artesanato, um dos ícones do Nordeste, esteve presente, levado por sua companheira, a artesã Neide Neves (@pretarosaskin), moradora do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. Comes e bebes não poderiam faltar, e iguarias nordestinas como tapioca, doce de jenipapo, bolos de fubá e carimã, acarajé com vatapá e camarão seco, e caipirinha com a cachaça Gostosa, da Paraíba, fizeram literalmente a festa gastronômica dos convidados.
Neide Neves levou o talento dos nossos artesãos, enriquecendo o evento com a arte popular
O evento foi idealizado e realizado pela empreendedora, apresentadora e empresária paraibana Fátima Dantas (@fatimadantasoficial), que, ao mesmo tempo, comandou a gravação do Programa “Nordeste em Destaque” para a sua TV Estado, da qual é a presidente e a proprietária juntamente com seu marido Claudiano Ferreira.
A simpática Fátima, que adotou a Bahia como sua terra desde 2010 e há dois anos mora em Vilas, também é designer de bujuterias e acessórios finos, foi a mestra de cerimônias ao lado da ativista ambiental e produtora cultural Luzia Moraes (@luziamoraes777) que na ocasião foi a primeira a receber o Prêmio Maria Felipa, emocionada, fazendo a abertura oficial, lindamente vestida de verde por Griffe Donna Preta (@griffedonnapreta), da produtora de moda Alda Miranda.
Entre os premiados, as presenças de Claudiano Ferreira (sócio da TV Estado), José Augusto (cônsul do Sri Lanka), Flávio Barbosa (empresário), Mauro Cardim (representando a municipalidade de Lauro de Freitas), a escritora Rosilda Xavier, Stefano Diaz (jornalista), o bacharel em Direito Jadiel Santos (coordenador prisional da Polícia Penal em Salvador), entre tantos outros, que seria impossível nomear todes.
O grupo Axé Pelô animou o final do evento
Como um congraçamento, seguiram-se a queima da tocha de palha de coco, em homenagem à heroína da Independência da Bahia Maria Felipa, e o animado encerramento com o cortejo à beira-mar no calçadão de Vilas, com todas as atrações cantando, dançando, levando flores brancas e celebrando a vida!
Viva o Nordeste, cabra da peste arretado de bom!
Um evento autenticamente nordestino!
Sou de João Pessoa e me sinto mais nordestina acompanhando essa alegria de Fátima Dantas ! PARABÉNS!!