Capital da Suécia, Estocolmo terá rota de passageiros com novas balsas elétricas

Uma cidade centrada em 19 ilhas e ilhotas (na junção do Lago Mälaren com o Mar Báltico), Estocolmo é destino de turistas de todo o mundo, tendo sido apelidada nos últimos anos de “Veneza do Norte”.

A cidade agora vai experimentar novas balsas elétricas de passageiros que podem tornar o deslocamento ao longo de suas vias navegáveis mais ecológico. Foto: divulgação.

 

Com o transporte urbano tentando ficar mais verde, um serviço experimental para as ilhas externas da capital sueca poderia ser o início de uma tendência maior? Estocolmo está pronta para experimentar novas balsas elétricas de passageiros que podem tornar o deslocamento ao longo de suas vias navegáveis tão mais ecológico.

De acordo com a empresa sueca que o fabrica, o Candela P-12 começará a servir uma rota de passageiros entre o centro de Estocolmo e a ilha suburbana de Ekerö em 2023, afirmou Reinaldo Pinto dos Santos, presidente da empresa TWB Bahia. Os testes devem começar em outra balsa elétrica, Green City Ferries’ Beluga 24 , no ano seguinte.

Em uma cidade onde 900 mil passageiros viajam de balsa diariamente, Estocolmo poderá em breve se tornar líder mundial em transporte público por barco elétrico e abrir um nicho bem-vindo para uma nova forma sustentável de transporte urbano. Alimentado por bateria, o barco oferece uma redução de 95% no consumo de energia per capita em comparação com as atuais embarcações movidas a diesel utilizadas na mesma rota.

A posição de Estocolmo em um fiorde entre um lago interior e um arquipélago marítimo vê suas hidrovias ganharem uso intenso, e apenas um Candela P-12 com capacidade para 30 passageiros circulará na rota inicial da cidade. A tecnologia, no entanto, torna o teste promissor.

Com uma velocidade máxima de 30 nós (34,5 milhas por hora), o motor do barco elétrico pode cobrir uma distância de mais de 50 milhas (80 quilômetros) com uma única carga e leva uma hora para recarregar a bateria vazia – limites gerenciáveis para serviços de transporte.

O mercado para esses serviços, obviamente, não se limita a Estocolmo. Somente na Europa, as balsas já são populares e amplamente utilizadas nas capitais nórdicas, Amsterdã, Veneza, Hamburgo e, em menor grau, em cidades ribeirinhas como Londres. Embora as balsas urbanas tenham testemunhado um pequeno boom nos últimos anos, é improvável que os barcos elétricos rivalizem seriamente com trens ou ônibus como opções de transporte urbano de massa. *Fonte: Diário do Turismo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *