Por Nelson Rocha
Depois de passar por seis cidades, entre as quais Braga, Porto e Coimbra, o Road Show da Cultura Maranhense promovido em Portugal chegou ontem, 26, em Lisboa, com os encantos naturais e culturais do estado para agentes e operadores de viagens. O evento ocorreu no restaurante Vinyl e, na oportunidade, foram exibidos vídeos e servido um jantar com saborosas atrações da gastronomia do destino braileiro. “A gente está aqui em Portugal há 20 dias e capacitamos mais de 100 agentes de viagens portugueses. A ideia é tentar reaproximar Portugal do Maranhão”, declarou Hugo Veiga, vice-secretário de Turismo do estado, ao Portal Turismo Total.
“São Luís é a mais lusitana das capitais brasileiras. Temos laços históricos muito fortes. Nós estamos lançando um programa de uma rotação que deverá acontecer a partir do dia 12 de dezembro, com sete dias de duração, levando operadores portugueses pra São Luís e trazendo maranhenses pra cá. Essa rotação, se for um sucesso, há uma sinalização da Sata – empresa aérea da região dos Açores – de um voo comercial regular, a partir do ano que vem, com duas frequencias semanais na alta estação e uma frequencia a cada dez dias na baixa. Então vai ser um marco histórico se a gente conseguir ter exito nesta empreitada”, adiantou Veiga, após fazer uma explanação sobre o potencial turístico e cultural do Maranhão.
Paulo Almeida, diretor comercial da operadora portuguesa Solférias, acompanhou atento a apresentação maranhense, e adiantou que a empresa ” está com o turismo do Maranhão, a fazer alguns programas e a dar um alavanco, digamos assim, à essas vendas com todas as agencias de viagens”.
O executivo destacou que a sua empresa “vende o Brasil durante o ano todo, com voos para o Rio de Janeiro, Natal, Salvador, Fortaleza, Recife. Vendemos realmente um bocadinho de tudo, com ênfase também muito para o fim de ano quando temos charters contratados”. Almeida confirmou o fretamento de aeronave ainda este ano para um voo charter inédito para Alagoas e também à capital baiana, destacando ser o destino baiano ” um clássico. Nesta altura, a nossa grande aposta é o Réveillon no Brasil”, afirmou.
A atração especial da noite foi a culinária maranhense preparada por Rafael Bruno e servida durante o jantar com ingredientes de biomas únicos. ” O Maranhão é um estado que tem uma pluralidade de sabores. A gente tem várias influências desde a colonização, quando os portugueses lá chegaram”, pontuou o chef Bruno, que encaminhou às mesas para prazer dos convidados, algumas iguarias como o arroz de cuxá, o peixe pedra aromatizado com coco babaçu, mousse de bacuri servido com chocolate Tapuio e, para finalizar, o café de babaçu ” para aquecer o coração dos portugueses”, acrescentou. O cantor e compositor baiano Toinho Britto executou a trilha sonora do evento, que teve o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com o patrocínio do Grupo Mateus.