Rio Grande do Norte terá mais 592 rotas aéreas na alta temporada

Por Clara Silva

A chegada da alta temporada obrigou a gestão do Governo do Rio Grande do Norte a pensar em soluções a fim de evitar uma possível estafa nos aeroportos do Estado.

Por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), o número de rotas aéreas com chegadas e partidas precisou ser reavaliado para suprir as demandas dos meses de verão.

Ao todo, foram acrescidos 592 voos – entre pousos e decolagens – na alta temporada de 2022/2023 em relação aos que ocorreram no mesmo período de 2021/2022. O aumento representa uma oferta total de 864.734 assentos para os meses de dezembro de 2022, janeiro e fevereiro de 2023.

Para se ter uma ideia da operação realizada pelos órgãos do Rio Grande do Norte, somente da companhia GOL Linhas Aéreas, o aeroporto da capital Natal (foto) receberá 976 voos entre dezembro/22 e fevereiro/23. Significa 15% a mais que o ocorrido no mesmo período do ano anterior.

 

Entre as novidades estão o voo direto, vindo Foz de Iguaçu (IGU), que ocorrerá nos meses de dezembro/22 e janeiro/23; e a retomada do voo direto de Buenos Aires (EZE), que estava desativado desde 2020.

“A alta temporada de verão 2022/2023 irá aumentar o fluxo de turistas vindos de mercados importantes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, excluindo a necessidade de conexão para chegar ao Rio Grande do Norte, diminuindo o tempo de viagem e aumentando a atividade econômica e turística da região”, afirma Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL.

A Azul Linhas Aéreas, por sua vez, irá retomar a oferta, a partir de dezembro, dos voos diretos de Curitiba (CWB), Foz do Iguaçu (IGU), Ribeirão Preto (RAO), Cuiabá (CGB), São José do Rio Preto (SJP) e Goiânia (GYN). Todos terão frequência semanal e que também se estenderão ao longo de 2023.

E quanto a Latam Airlines, que representa 39,7% do market share do aeroporto de Natal (NAT), conectará o Estado a Guarulhos (GRU); Congonhas (CGH); Brasília (BSB) e Fortaleza (FOR). Já com a TAP Air Portugal temos cinco (5) frequências semanais nos conectando com Lisboa (LIS). Considerando todas as companhias aéreas, soma-se 2.632 voos com chegada ao Rio Grande do Norte.

Novas regras da cobrança de QAv ajudaram

 

De acordo com a secretária de Turismo do Estado, Aninha Costa, os atrativos tributários para as empresas do setor de transporte aéreo foram cruciais para esse aumento.

Houve, por exemplo, o estabelecimento de novas regras para a redução de cobrança no querosene da aviação (QAv). Tais mudanças representaram um papel decisivo para o Estado alcançar o cenário atual.

Uma política de governo adotada no primeiro ano da gestão, em 2019, nos permitiu margem para negociação com as companhias. Possibilitou a ampliação da malha aérea para o Rio Grande do Norte. Houve assim um impacto positivo na economia do Estado, movimentando os negócios de todo o trade turístico”, ressaltou Aninha.

O diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis, complementa, explicando mais sobre a dinâmica para esta temporada. “Soma-se a isso a nossa estratégia de promoção e divulgação do destino alinhada com inteligência comercial. Isso possibilitou a diversificação dos produtos e atrativos, e nos permitiu conectar o Rio Grande do Norte com os principais mercados emissores no mercado nacional e internacional”, disse Reis.

*Fonte: Diário do Turismo com agências; Foto: divulgação/Arquivo PTT.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *