Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) mostra potência do setor

Por Clara Silva

Um exemplo do potencial de recuperação do turismo é a 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que inicia nesta quinta-feira (3) e segue até sábado (5) com intensa programação. No domingo (6), o dia é livre e de retorno dos participantes aos seus destinos.

A abertura oficial ocorre às 19h30, no Palácio dos Festivais, com a presença de autoridades e homenageados. Já a feira de negócios e os debates acontecerão no Serra Park nos dias 4 e 5.

Em 24 mil m² de área construída, a Feira de Negócios reunirá mais de 2,5 marcas em exposição e 40 destinos internacionais. Outros indicadores do sucesso desta edição do Festuris são a meta de vendas que ultrapassou em 15% os números de 2019.

“Isso mostra o potencial do setor de turismo que tem respondido de forma imediata de eventuais problemas que enfrenta”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.

Cerca de 12 mil participantes vão poder acompanhar o Brasil e o Exterior lançando tendências no setor turístico. Além disso, o networking está garantido para formalizar bons negócios.

Mais de 40 destinos internacionais

O potencial e a visibilidade do mercado turístico brasileiro atraíram para esta edição do Festuris mais de 40 destinos internacionais. Entre eles estão destinos consagrados e históricos, como os países da Europa, ou aqueles especiais, como a Costa do Marfim e o emirado Ras Al Khaimah.

Dados do Banco Central do Brasil revelam que as despesas dos brasileiros no exterior somaram US$ 1,1 bilhão, em maio deste ano.

Foi a segunda vez que as despesas ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão desde o início da pandemia da Covid-19. E um levantamento do Itaú Unibanco, com base no uso de seus meios de pagamento revelam que, em julho, os gastos dos brasileiros com turismo no exterior cresceram 360% comparado com o mesmo mês do ano anterior.

Gastronomia valoriza destinos

O espaço Food & Drinks é a grande novidade desta 34ª edição. Localizado no pavilhão Hortênsia, este espaço confirma a tradição do evento de valorizar e até antecipar tendências do mercado turístico.

Serão mais de 2 mil metros quadrados de área com imersão e aromatização de sabores, aulas-show com experiências gastronômicas na parte de vinhos, espumantes, chocolates, queijos, cerveja, erva-mate, azeite de oliva, entre outros. O evento terá, ainda, uma praça de alimentação temática e diversificada.

Dados do Ministério do Turismo revelam que a gastronomia tem crescido, valorizando destinos e sendo um indutor do turismo.

Sobre o Festuris

O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34ª edição ininterrupta. Em 2020, o Festuris foi o único evento de negócios turísticos a ser realizado de forma presencial, em meio à pandemia. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience.

O evento tem o patrocínio Master do Ministério do Turismo, patrocínio Gold do Sebrae e Latam Airlines, co-patrocínio Banrisul, a Gol é a transportadora aérea oficial, a Planalto é a transportadora terrestre oficial, Turistur a agência oficial e Laghetto é a rede hoteleira oficial do evento. O Rio Grande do Sul é o Estado Anfitrião, Gramado a Cidade Anfitriã e o país convidado é Argentina. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.

*Fonte: Diário do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *