O segundo estado mais procurado por turistas no Brasil é Minas Gerais

 

Por Geovana Oliveira

A terra do pão de queijo, da simpatia e de muitas histórias é o segundo lugar mais procurado por turistas no Brasil. Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do Turismo, apontam que entre 2020 e 2021, 20,6% das viagens nacionais foram realizadas para São Paulo e 11,4% para Minas Gerais, o segunda colocação do ranking. Os destinos mais visitados, conforme a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) foram: Serra do Cipó (Região Central), Monte Verde (Sul de Minas) e Lavras Novas (Região Central).

Minas Gerais é um verdadeiro polo cultural do Brasil, que também conta sua história por meio da culinária, ponto alto do estado, além do jeito acolhedor de receber quem vem de fora que conquista os visitantes. “O estado possui muita riqueza cultural e os mais diversos pontos turísticos, como casarões coloniais, igrejas datadas de séculos atrás, ruas com características antigas, museus que mantêm vivas relíquias, acervos e objetos que contam a história da Estrada Real e do Brasil”, explica Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.

Monte Verde no Sul de Minas, um destino turístico referência no Brasil no segmento de romance aliado à natureza – Foto: Divulgação

 

Dentre os destinos mais visitados está a Serra do Cipó, um dos locais turísticos mais famosos de Minas Gerais. A 100 km de Belo Horizonte, é o lar do Parque Nacional da Serra do Cipó que contém mais de 60 cachoeiras, dentre as mais belas da região. Monte Verde, que também está entre os favoritos dos turistas é uma opção para curtir as baixas temperaturas. “O famoso distrito ao sul do estado é emoldurado pela imponente Serra da Mantiqueira e tem atrações para curtir os dias de sol ao ar livre e aventuras para toda a família”, comenta. Lavras Novas se destaca por ser um refúgio para quem deseja fugir da agitação da cidade, relaxar e contemplar as belezas naturais. “Com poucos habitantes e um cenário colonial rodeado por montanhas, é o ideal para quem busca tranquilidade e deseja descansar, sozinho, com a família, a dois ou com um grupo de amigos”, pontua.

Carlos Eduardo salienta que, além das três opções mais procuradas, as cidades mineiras rendem viagens incríveis, sempre repletas de história, lindas paisagens e uma culinária memorável. “O turismo em Minas Gerais é capaz de manter o viajante ocupado por uma vida inteira, sendo assim, é melhor começar logo a marcar os seus próximos destinos turísticos. Quem deseja programar a próxima viagem, para um dos mais acolhedores e apaixonantes destinos do Brasil, pode contar com a Bancorbrás”, diz. *Fonte: JP Turismo.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *