Por Lily Menezes
O primeiro verão mais próximo da ‘normalidade’ tem tudo para superar a movimentação vista no Aeroporto Internacional de Salvador na temporada 2021-2022, quando quase 2 milhões de passageiros transitaram pelo principal terminal aeroviário do Estado entre dezembro e fevereiro, de acordo com dados do Observatório de Turismo da Bahia. Nesta alta estação, a capital baiana estará conectada a 41 destinos (37 nacionais e quatro internacionais), segundo a VINCI Airports, companhia que administra o Salvador Bahia Airport. Dentre as novidades, estará a retomada do voo direto para Montevidéu (Uruguai), que passou cinco anos sem ser ofertado em Salvador, com uma frequência de ida aos sábados e uma de volta aos domingos, às 19h35 e 05h10, respectivamente.
Com isso, serão retomados todos os destinos europeus que eram ofertados antes da pandemia: Lisboa, operada pela TAP, e Madri, via AirEuropa. A partir do próximo dia 03 de dezembro, será possível fazer o trajeto Salvador-Buenos Aires pela GOL, que também opera o voo de Montevidéu. Para quem prefere desbravar as várias possibilidades que a Bahia tem a oferecer, também há novidades partindo do terminal: especificamente para o Verão 2023, o Salvador Bahia Airport oferecerá o voo inédito para Boipeba, ilha vizinha a Morro de São Paulo que vem caindo no gosto do público. Com o fluxo de turistas já se intensificando, também foi lançado na última semana o voo Salvador-Lençóis, que deixa o viajante perto das belezas da Chapada Diamantina, muito procurada para a virada do ano.
Serão, ao todo, dez conexões no próprio Estado: além de Boipeba e Lençois, Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Morro de São Paulo e Maraú. Diante da demanda represada por viagens, encorajadas por uma maior parte da população vacinada, tudo indica que a temporada 2022-2023 será de boa movimentação no Aeroporto de Salvador. “Teremos mais uma excelente alta temporada, resultado de um trabalho realizado ao longo de todo ano pela VINCI Airports junto às companhias aéreas. Nossa malha está bastante diversificada e facilitará o acesso de turistas brasileiros e estrangeiros à Bahia, cujo turismo é uma das principais atividades econômicas”, frisou Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoções Aéreas. Há, ainda, a possibilidade de abertura de novos destinos durante a alta temporada. Porém, apesar do planejamento elaborado pelo trade turístico, o preço das passagens aéreas vem sendo justamente um ponto de preocupação para alcançar uma alta estação rentável.
Estimativa é que ocupação hoteleira chegue a 80%
Isso porque o levantamento mais recente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis Regional Bahia (ABIH-BA) revelou que a ocupação dos leitos da capital no mês passado caiu quase 10% em relação ao mesmo período de 2021, e a avaliação da entidade é de que os tíquetes vem atuando como um inibidor para os turistas. Na visão de Luciano Lopes, presidente da entidade, é preciso haver uma revisão na oferta e nos preços das passagens aéreas, para que o ano não se encerre abaixo das expectativas. Entretanto, as projeções ainda animam: a ABIH-BA estima uma ocupação de 80% na rede hoteleira durante a temporada de calor, superando o primeiro verão de pandemia, quando o setor hoteleiro de Salvador teve um dezembro com 48,9% de taxa média de ocupação, alavancada justamente pelas festas de fim de ano.
*Fonte: Tribuna da Bahia; Fotos, crédito Nelson Rocha/Arquivo PTT