Por Mari Kateivas
O governo federal divulgou o novo modelo do passaporte brasileiro em junho e disse que ele estaria disponível aos viajantes a partir de setembro de 2022. Mas, até agora, a emissão do novo passaporte não começou, segundo a Polícia Federal (PF).
Procurada pela equipe do Melhores Destinos, a Polícia Federal informou que o Novo Passaporte Brasileiro (NPB) deve começar a ser emitido no primeiro trimestre de 2023. De acordo com a PF, a emissão do novo documento está atrasada porque as “licitações de insumos e testes técnicos para a nova caderneta têm alterado o cronograma”.
A Polícia Federal disse ainda que, em parceria com a Casa da Moeda e do Ministério das Relações Exteriores, “tem trabalhado diuturnamente para dar início o mais breve possível à emissão do Novo Passaporte Brasileiro”. Vale lembrar que a emissão do passaporte em vigor está suspensa desde o dia 19 de novembro. A Polícia Federal adotou a medida por falta de recursos para dar continuidade à produção dos documentos. No dia 22 de outubro, o Ministério da Economia prometeu liberar R$ 37 milhões para retomar a emissão do documento, mas até o momento nada foi selecionado.
Emissão do Novo Passaporte Brasileiro
O início da emissão do novo modelo está planejado para ocorrer simultaneamente em todo o território nacional, em todos os postos da Polícia Federal. A instituição policial destacou que o Novo Passaporte Brasileiro está ficando “muito bonito, rico e ainda mais seguro, dando maior credibilidade e segurança ao brasileiro que viaja para conhecer os melhores destinos nos quatro cantos de nosso planeta”.
Mudanças
Para a emissão no NPB, os procedimentos serão os mesmos, o valor de R$ 257,25 será mantido para o passaporte comum e o documento continua com o prazo de validade de dez anos, informou o governo. Os viajantes não são obrigados a solicitar outro passaporte apenas para ter o novo modelo. A troca para o documento atualizado será necessária só depois que o documento vencer.
O que muda?
- A capa continua a ter o brasão da República Federativa do Brasil, que substituiu estrelas do Cruzeiro do Sul, mas agora com um novo design com linhas decorativas.
- As regiões do Brasil foram homenageadas nas páginas internas, que passaram a ter mais cores e desenhos representando a flora e a fauna dos principais biomas do país;
- O documento contará com uma foto em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa na página de dados pessoais, além da foto colorida tirada na hora de fazer o passaporte;
- O novo passaporte tem tecnologia antifraude e informações protegidas por um laminado de segurança.
O documento havia passado pela última grande atualização em 2015, quando começou a ser chamado de passaporte eletrônico e passou a ter um chip, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos. *Fonte: Revista Pelo Mundo; Fotos: divulgação.