Natal será celebrado no Centro Histórico com apresentações do Coral Música das Nascentes

Das sacadas da Federação Espírita do Estado da Bahia, no Largo do Cruzeiro do São Francisco, em Salvador, nos dias 16, 17 e 18, do Casarão 17, no Terreiro de Jesus, nos dias 20 e 21 e do prédio do Senac, no Largo do Pelourinho, no dia 22, sempre às 18h30, será celebrado o Natal do Centro Histórico de Salvador com o projeto “Sacadas Musicais”, que colocará em cena, para cantar das sacadas iluminadas dos três prédios, o Coral Música das Nascentes, formado por crianças e jovens da Escola Ambiental, sediada em Barra do Pojuca, localidade de Camaçari. A regência será do maestro Fred Dantas, que também dirige a Escola Ambiental. A cantora Manu Dourado, do Instituto de Cegos da Bahia, fará uma participação especial cantando também músicas natalinas.

 

O espetácilo musical natalino acontecerá a partir das sacadas dos predios do Largo do Cruzeiro do São Francisco.  Foto: Nelson Rocha/Arquivo Portal Turismo Total.

 

As 16 crianças e adolescentes do coral de Natal são da zona rural de Camaçari, no meio do mato mesmo, numa região de Mata Atlântica e nascentes de rios intocadas, na comunidade rural de Tiririca e são filhos de lavradores e pescadores. Muitas delas nunca vieram a Salvador. Cantarão, acompanhados de flauta e teclado, canções como “Noite Feliz” (padre Joseph Mohr), “Bate o Sino” (Pierre Pierpont) e “Papai Noel” (Assis Valente), mas também músicas do acervo musical da Orla de Camaçari, como “Suite Ambiental”, composta de chulas, “Siriri Comia”, canção das marisqueiras do Rio Pojuca e “Samba de Viola, samba-chula da Orla de Camaçari.

O projeto Sacadas Musicais é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Salvador,  através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Diretoria de Gestão do Centro Histórico  e une a arquitetura privilegiada do Centro Antigo de Salvador com a música, tendo como motivação a comemoração natalina. O Centro Histórico da capital baiana, em especial o Pelourinho, é um lugar que pela sua própria natureza arquitetônica incentiva a realização de eventos que resgatam as tradições, o encontro familiar e essa é exatamente a essência do Sacadas Musicais, que chega para reavivar o espírito natalino através das vozes infanto-juvenis e de um repertório que desperta nas pessoas o sonho, a alegria e o amor ao próximo.

Coral Música das Nascentes

Maestro Fred Dantas com as crianças e adolescentes do Coral Musical das Nasacentes. Foto: divulgação. 

 

A Escola Ambiental existe desde 1996, realizando um trabalho de inclusão social através da música, com apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari, pela Secretaria de Educação, que mantém a escola formal, e da Associação Conexão Vida, que sustenta a ação social. A isto veio somar, desde junho do presente ano, a empresa Bahia Control, que patrocina o projeto Música das Nascentes, que prevê instrução musical aliada à preservação ambiental, com foco nas quatro nascentes de água límpida existentes na área da Escola Ambiental. *Fotos: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *