Por Isabela Cardoso
Entre janeiro e setembro de 2022, o mercado de seguro viagem cresceu 545,7% na Bahia, de acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). O impacto positivo no mercado do turismo diante do controle da pandemia é um dos principais fatores que justificam esse avanço em larga escala.
Segundo a Susep, quando a comparação é entre setembro de 2022 e de 2021 – dados mais recentes até o momento -, o crescimento foi de 533%, mantendo os números em um patamar bem próximo.
“O principal motivo para para o crescimento expressivo continua sendo o número de viagens feitas pela população baiana, que é crescente, sobretudo diante do controle da pandemia oportunizado pela vacinação da população mundo afora, fato que gerou segurança suficiente para que as pessoas voltassem a viajar. Não podemos deixar de destacar também a evolução operacional e melhorias nos produtos ofertados aos consumidores”, disse Alexandro Barbosa, presidente do Sindicato das Seguradoras, BA/SE/TO.
De acordo com Alexandre, a procura pelo seguro viagem aumentou por causa de uma maior consciência de proteção da população. A principal cobertura que foi agregada foi para Covid-19.
“É importante ressaltar que nem todas as companhias, nem todos os produtos homologados que são comercializados hoje, no mercado, garantem essa cobertura. Então é importantíssimo o consumidor, quando for contratar, saber exatamente o que ele quer e o que tem no seu contrato de seguro”, explicou.
A projeção para 2023 é que esse crescimento se mantenha bem acelerado comparado com outros produtos de seguro do mercado, acima do geral da economia. No entanto, os casos da Covid-19 estão aumentando progressivamente, que podem impactar o mercado.
“Esse aumento já está previsto no próprio planejamento das seguradoras, mas não temos uma estimativa de que isso chegue ao ponto de gerar um reajuste muito grande nos seguros viagens a médio prazo”, concluiu.