Por Rodrigo Vieira
Um terço da população mundial está menos propensa a visitar nosso destino nas próximas temporadas, segundo o Global Ispos. A pesquisa contou com a opinião de 18 mil pessoas em 25 países para avaliar como os últimos acontecimentos no mundo estão impactando nos planos de viagem da população. Análises como desastres naturais, mudanças políticas e ataques terroristas eram consideradas aos respondentes, que recebiam a sugestão de 30 destinos. E 33% dos entrevistados afirmaram que perderam o interesse em visitar o Brasil.
Já os brasileiros não demostram um grande interesse em sair do País. Questionados se pretendem ou não realizar viagens internacionais, 61% disseram que se tornaram menos propícios contra 12% que demonstraram interesse. No caso específico dos Estados Unidos, 54% dos entrevistados brasileiros declararam que têm baixo interesse em visitar o destino hoje governado por Donald Trump. O número é muito próximo com o de dois outros países latino-americanos: os entrevistados de México e Argentina com 51% (o mesmo percentual para ambos) também não desejam ir aos Estados Unidos.
Contudo, os Estados Unidos são um dos preferidos dos entrevistados, ao lado de países como Itália, Canadá, Austrália e Reino Unido. Indianos (48%) e chineses (36%) são os que mais demonstram interesse em visitar os Estados Unidos.
A pesquisa aconteceu em 25 países: África do Sul, Alemanha, Arabia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos França, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Rússia, Servia, Suécia e Turquia. Fonte: Panrotas.