Chega a reta final do ano e Portugal ganha outro brilho. Conhecido como o cantinho de inverno mais quente da Europa, não é para menos: podemos sempre contar com um agradável sol de inverno, clima ameno e fracos ventos, de dezembro a fevereiro. Não está fora das possibilidades passear na praia nesta quadra natalícia, nem passar a tarde numa bela esplanada.
Mas o país inteiro ganha vida com o entretenimento de Natal, a começar pelas luzes que trazem alegria e cor aos centros urbanos – e não só. Ouvem-se cantos natalícios, veem-se as delícias da época preencher as vitrines das pastelarias, desde o Bolo Rei às Filhoses, passando ainda pelas Rabanadas; é mágico viver o Natal em Portugal.
E no centro dessa magia estão os mercados e as feiras de Natal, que animam as localidades de norte a sul do país. Entre doçaria, produtos locais, artesanato e lembranças natalinas é possível encontrar de tudo nestes eventos, que por hábito têm presente um Pai Natal, muitas vezes elfos e outra animação dedicada ao tema, proporcionando momentos inesquecíveis para toda a família.
Os mercados têm outro brilho, muito português; um povo acolhedor, com uma genuinidade própria que chega às bancas. Os doces são feitos com carinho, entregues com um sorriso; as lembranças ficam para a vida e são sustentáveis, não fosse o artesanato local ser feito à base de materiais únicos do nosso país, como a cortiça e as fibras recicláveis. E este ano, os grandes eventos da quadra estão mesmo de regresso a Portugal!
Em Lisboa, a Wonderland regressa ao coração da cidade, no Parque Eduardo VII, entre 30 de novembro e 1 de janeiro, e com ela a enorme roda gigante e a pista de gelo. Já na Baixa, até 21 de dezembro, o Rossio Christmas Market, promete muita diversão para toda a família, além das tradicionais barraquinhas de artesanato e gastronomia da época. Aproveite e assista também a um dos diversos concertos natalícios que regressam à cidade com o programa Natal em Lisboa.
Os mercadinhos de Natal estão também de volta a Cascais, de 30 de novembro a 1 de janeiro de 2023, transformando-a numa verdadeira “vila Natal”, contando com o Mercadinho, o comboio e a Casa do Pai Natal, o “Bosque Encantado”, o carrossel e uma Pista de gelo.
No Porto, o habitual Mercado de Natal realiza-se este ano na Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal, de 1 a 23 de dezembro, com muita música, animação, oficinas, artesanato e produtos regionais; a música vai soar para lá do Palácio de Cristal, com espetáculos pelas ruas e bairros de todas as freguesias do Porto, bem como no renovado Mercado do Bolhão; em Viseu, de 8 de dezembro a 8 de janeiro, a cidade volta a viver a magia do Natal através de um programa repleto de iniciativas, como o Mercado de Natal, oficinas, espetáculos e concertos para miúdos e graúdos.
Noutros pontos do país, encontra-se o mesmo ambiente natalício: em Coimbra, o tradicional mercado vai de 3 a 23 de dezembro, este ano como palco privilegiado na Praça do Comércio; não muito longe, em Penela, a cidade mostra o maior presépio animado de Portugal, com 150 figuras em madeira, de 8 de dezembro a 8 de janeiro; Óbidos Vila Natal é já um estandarte das celebrações do centro do país, espalhando boa disposição e fantasia de 30 de novembro a 31 de dezembro. Em Seia, a Aldeia Natal de Cabeça, é uma festa única, por só usar materiais de decoração extraídos da natureza e ser gerida pelos moradores, que recebem os visitantes de 17 de dezembro a 6 de janeiro bem aquecidos por lã da Serra da Estrela.
Em Penamacor, de 7 a 25 de dezembro, a “Vila Madeiro”, celebra o Natal com várias atrações, mas tem como ponto alto a chegada do madeiro e o acender da fogueira no adro da igreja Matriz, que junta não só as pessoas da terra bem como os turistas. Já na ilha da Madeira, de 1 de dezembro a 8 de janeiro, o clima é de festa e a animação é diária, com destaque para a noite do Mercado, no dia 23 de dezembro, e claro, com o famoso fogo-de-artifício a 31 de dezembro na baía do Funchal.
Seja qual for a região de Portugal que visitar uma coisa é certa: vai viver uma quadra natalícia cheia de cor e tradição.
*Fonte: Visitportugal