Ações que levaram a Bahia a recuperar uma posição de destaque no cenário nacional em 2022 foram apresentadas nesta segunda-feira (26), durante reunião do Conselho Estadual de Turismo (Contur). Dentre as atividades empreendidas pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) estão a promoção do destino Bahia, a oferta de qualificação, a entrega de novos equipamentos de infraestrutura e a ampliação da conectividade aérea.
No evento, a Setur-BA também lançou a nova Estratégia Turística da Bahia para o período 2020-2030. Elaborado com a contribuição do trade, o documento vai nortear a implementação de políticas públicas. Uma palestra sobre acesso ao crédito para empresas do segmento foi realizada pelo superintendente do Banco do Nordeste, Diego Rocha.
“Planejamos iniciativas e preparamos os destinos. Agora, estamos prontos para receber os visitantes nesta alta estação especial para o mercado, que vem superando os impactos da pandemia”, disse Maurício Bacelar, em destaque na foto, titular da Setur-BA e presidente do Contur, que reúne 28 instituições ligadas à atividade. Durante o verão, 6,2 milhões de turistas devem visitar a Bahia. Crédito, Tatiana Azeviche/Setur-Ba.
Em 2022, a Setur-BA esteve presente nas principais feiras nacionais e internacionais do setor para divulgar o destino Bahia e fomentar a geração de negócios. Eventos receberam apoio, em especial nos segmentos náutico, religioso e LGBTQIA+.
Outro passo importante foi a conquista de voos regionais, nacionais e internacionais para a capital e interior do estado, a exemplo das rotas para Feira de Santana, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Lençóis e Guanambi. A malha aérea internacional também ganhou reforço com voos de Madri, Buenos Aires, Lisboa e Montevidéu.
Foi ampla a atuação na área de capacitação, com a oferta de cursos de qualificação para gestores municipais, empresários e trabalhadores em todo o estado. Além disso, a Setur ampliou a rede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), com a inauguração de novos postos, em Cachoeira e Vitória da Conquista, e requalificação da unidade localizada no aeroporto de Salvador.
A Estrada do Chocolate, na Costa do Cacau, foi reativada após obras de requalificação e instalação de sinalização turística moderna. Foto: Alfredo Filho/divulgação/Arquivo PTT.
Já os roteiros do turismo religioso em Salvador ganharam ações de promoção. Um deles foi a instalação de totens informativos em 15 atrativos do Centro Histórico. O Forte da Capoeira, no Santo Antônio Além do Carmo passou a oferecer apresentações gratuitas de capoeira e samba de roda nos finais de tarde.
A fim de diversificar a experiência de quem visita a capital, foi elaborado o roteiro do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Novos roteiros também serão criados por meio do projeto Agô Bahia, para promover o incremento do turismo religioso de matriz africana e do afroempreendedorismo.
Na área de infraestrutura, foram inaugurados a nova Marina de Itaparica e o terminal náutico de Cachoeira, que integram o Prodetur da Baía de Todos-os-Santos. Outras nove obras náuticas e o Museu Wanderley Pinho estão em fase de finalização e devem ser inaugurados em breve.