Por Quézia Silva
Quem circula pelos pontos turísticos de Salvador já consegue notar a quantidade de turistas andando pela cidade. As belezas naturais das praias, o cheiro de dendê do acarajé junto com o sabor do abará, o colorido das fitas do Senhor do Bonfim, a arquitetura barroca e o som do Olodum convidam visitantes a apreciarem a cidade. Faltando apenas dois dias para a virada do ano, os pontos turísticos da capital já estão lotados de pessoas de diversos cantos do Brasil. Salvador é considerada uma das cidades mais belas do país e está entre as mais procuradas para passar o réveillon.
Há dois anos, devido às restrições da pandemia da covid-19, andar pelas ruas da cidade não era possível. No entanto, neste ano a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que a capital baiana recepcione mais de 3 milhões de turistas até março de 2023. Cidades perto de Salvador, como Morro de São Paulo e Ilha de Itaparica, por exemplo, também estão entre os destinos mais visitados por turistas nesta época do ano.
A engenheira Maíra Rocha, 30 anos, veio da cidade de Minas Gerais junto com amigos, declara que é a primeira vez em Salvador, mas que vai passar um tempo em Morro de São Paulo. “Gosto muito de ficar na Segunda Praia de Morro de São Paulo. A natureza lá é preservada. Aqui em Salvador é a primeira vez e gostei bastante. Fui ao Pelourinho rapidinho, mas dia 2 voltarei para fazer um tour”, disse.
Além do Pelourinho, o Farol da Barra, a Basílica do Senhor do Bonfim, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo são os pontos turísticos mais visitados. As festas populares, que são realizadas na capital no final do ano como, a festa da Boa Viagem, e shows a exemplo do Festival Virada Salvador, também atraem turistas de todos os cantos do país e do mundo para a capital baiana.
O estudante de fisioterapia Rafael Correia, 21 anos, é de Sergipe. Ele conta que está na capital pela segunda vez e diz qual é o ponto turístico que mais gosta. “A praia da Barra achei linda! Eu vou passar o réveillon aqui em Salvador. Estou querendo ir ao show da virada no dia da Ivete, mas estou planejando como será o trajeto”, declarou.
Por fim, o estudante revela que pretende voltar a Salvador mais vezes para ampliar seu conhecimento sobre a cidade histórica: “Salvador tem uma das praias mais bonitas que já vi, e sem contar na quantidade de pontos turísticos que tem aqui. Sempre tem coisas a se fazer aqui”, finaliza. *Fonte: Tribuna da Bahia.