O setor do turismo e viagens viu serem realizados, em 2022, um total de 1.006 negócios, correspondendo a um decréscimo de 3,4% face aos 1.041 contabilizados em 2021, revelam os mais recentes dados divulgados pela GlobalData.
Aurojyoti Bose, Lead Analyst na GlobalData, atribuiu esta menor atividade negocial às “tensões geopolíticas e desafios económicos que impactaram o ambiente de negócios no setor”, resultando num “abrandamento dos negócios em diversos mercados chave”.
Nos EUA, por exemplo, mercado que, por norma, apresenta o maior volume de negócios, foram registados menos 2,8% negócios ao longo de 2022, comprando com o ano anterior. A quebra registrada noutros mercados-chave também contribuiu para esta descida global, revela a consultora.
China, Índia, Austrália e Espanha foram os mercados que maiores quebras registraram, em 2022, com descidas de 5,7%, 25%, 17,9% e 2,9%, respetivamente, face ao exercício anterior.
Já o Reino Unido, Alemanha, França e Japão mantiveram em alta os negócios no turismo e viagens, com o volume a subir 15,8%, 33,3%, 3,8% e 10,9%, respetivamente, quando comparado 2022 com 2021.
Os negócios que incluíram financiamento e private equities registraram quebras de 23,7% e 21,8%, respectivamente, enquanto as fusões e aquisições aumentaram 10,7%. *Fonte: Publituris/pt.