Turismo religioso: Salvador em festa, com a Lavagem do Bonfim

Depois de dois anos sem festejos presenciais em razão da pandemia da Covid-19, a Lavagem do Bonfim está de volta nesta quinta-feira (12), homenageando o bicentenário da Independência da Bahia, com o tema “Há 100 anos cantando Glória a Ti neste dia de glória”.

 

 

Na ocasião, os órgãos da Prefeitura vão atuar em diversos pontos da Cidade Baixa, desde a Conceição da Praia até a Colina Sagrada, para garantir o ordenamento e segurança de baianos e turistas que vão curtir o evento. Foto: Valter Pontes/Secom-PMS.

As festas de rua de Salvador são manifestação grandiosa de seu povo e de sua identidade cultural. Com este reconhecimento, o Doca1 – Polo de Economia Criativa lança o projeto “O Povo em Festa” e faz de sua privilegiada localização, à beira da Baía de Todos os Santos, no Comércio, um ponto de encontro da cultura popular soteropolitana a partir da data da Lavagem do Bonfim. Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, a partir das 17h, o local entra na festa e oferece shows gratuitos das bandas Afrocidade e Samba pra Rua, afirmando sua presença como estimulador das potências simbólicas e criativas da cidade.

Doca1 – Polo de Economia Criativa, próximo ao Mercado Modelo, em Salvador. Foto California Media House.

 

“O Povo em Festa” é uma referência e homenagem ao célebre escritor baiano Jorge Amado, cujo livro-guia “Bahia de Todos-os-Santos” (1945) inclui um capítulo dedicado ao calendário das festas populares de Salvador. O Doca1 assim se inspira para contribuir para a dinamização da agenda do verão e do turismo cultural, promovendo uma programação de variadas atividades até o mês de fevereiro, que mesclam tradições às tendências de uma cidade com a dinâmica em permanente movimento, proporcionando acesso ao nosso rico patrimônio cultural.

Em meio à devoção religiosa, aos festejos, à presença de centenas de milhares de pessoas nas ruas e de turistas de todo o mundo, a Festa do Bonfim do Doca1 marca o pontapé desta agenda. Quem abre a tarde de música é o Samba pra Rua, grupo criado em 2022 para honrar a tradição das rodas de samba como espaços de diversão e resistência. Do samba do Recôncavo da Bahia ao samba carioca, do samba duro aos batuques dos blocos afros, o repertório contempla os grandes nomes do ritmo e músicas autorais, tocados por artistas locais, notadamente mulheres negras.

Depois, o público poderá conferir o show de um dos maiores fenômenos da música da Bahia na atualidade: Afrocidade. Foto: divulgação.

 

Oriunda de Camaçari, a banda faz de suas apresentações ao vivo um acontecimento catártico que conecta a musicalidade negra baiana e internacional. Fruto das misturas de ritmos periféricos, marcados pela matriz percussiva, com conscientização política e social, o som atesta a força, importância e influência direta dos valores étnicos baianos e brasileiros na formação de nossa identidade.

Realizado pela Doca1, o projeto “O povo em Festa” conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador e Prefeitura de Salvador.

O POVO EM FESTA na Festa do Bonfim

Com: Afrocidade e Samba pra Rua

Quando: 12 de janeiro (quinta-feira), a partir das 17h

Onde: Doca1 – Polo de Economia Criativa (Av. da França, s/n – Comércio)

Quanto: Gratuito (necessária retirada prévia de ingresso pela Sympla)

Para fotos em alta e vídeos, acesse: https://bit.ly/opovoemfesta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *