O destino Bahia é uma das atrações da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), que foi aberta, nesta quarta-feira (18), no Instituto de Feiras da capital da Espanha. O evento está entre os mais importantes do setor no mundo. São profissionais de mais de 100 países, para cinco dias de atividades, entre rodadas de negócios e a promoção de destinos turísticos, além da participação do público em busca de pacotes de viagens.
No estande temático da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), os visitantes recebem informações sobre as 13 zonas turísticas do estado, que estão mais próximas dos europeus, com os voos diretos Madri-Salvador, pela Air Europa; e Lisboa-Salvador, pela TAP. Eles também tiram fotos com a baiana típica, ganham fitinhas do Senhor do Bonfim e degustam chocolate e cachaça. O estande tem sido destaque na mídia espanhola que faz a cobertura da Fitur.
No primeiro dia da feira, o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, se reuniu com o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Ribeiro, e com representantes de empresas brasileiras e internacionais, que têm interesse em investir no turismo baiano. “A Fitur é um ambiente de negócios com alcance mundial. Estamos confiantes que a nossa estratégia para aumentar o número de visitantes e atrair investimentos turísticos estrangeiros para a Bahia, com a participação em eventos desse porte, trará resultados positivos. Temos uma agenda cheia”, declarou o secretário.
“A Bahia é um ícone de destino para o mercado. Depois da pandemia, as pessoas estão buscando muito produtos ligados à natureza, história e cultura, atrativos que o estado reúne. Acredito que as companhias aéreas irão abrir mais voos da Europa para Salvador”, destacou a diretora da operadora de turismo Via Capi, Kellye Neis.
FITUR
A nova edição da Feira internacional de Turismo, mais conhecida como FITUR, decorrerá de 18 a 23 de janeiro de 2023 (de 18 a 20 de janeiro para os profissionais do setor) no recinto de exposições IFEMA MADRID. Um evento que se desenrolará ao longo de cinco dias, que acolherá no mesmo espaço os profissionais do turismo interessados em conhecer as últimas tendências do setor, além do público em geral que queira conhecer os novos destinos oferecidos, que poderá visitar a feira durante o fim de semana. A edição de 2023 tem a Guatemala como país convidado e a presença da oferta turística de mais de 130 países.
A edição de 2022 superou todas as expetativas, com um total de 111 193 assistentes, incluindo 81 193 profissionais de 127 países nas jornadas dedicadas aos profissionais e 30 000 visitantes nos dias de abertura ao público – aos quais se somaram os participantes na convocatória digital através da plataforma LIVEConnect.
A feira contou com a participação de 600 expositores titulares e representantes oficiais de 70 países (com a presença de Ministros do Turismo de 21 países). Estima-se que o impacto de FITUR na economia madrilena foi superior a 150 milhões de euros, confirmando assim a sua posição como a segunda feira de turismo mais importante a nível mundial.*Fotos: divulgação.