Por Carlos Matos
Uma equipe técnica do projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro está percorrendo as cidades turísticas de Laranjeiras, São Cristóvão, Itabaianinha e Tobias Barreto, interior de Sergipe, para analisar as potencialidades e as principais demandas do setor turístico destas regiões.
O Vai Turismo – Rumo ao Futuro é um projeto da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, realizado em conjunto com as Federações, empresários e entidades representativas do setor, além de acadêmicos e especialistas. As análises, visitações e estudos realizados no âmbito do Vai Turismo são levados às autoridades municipais, estaduais e federais, como propostas de políticas públicas.
A cidade histórica de São Cristóvão foi a primeira cidade visitada pela técnica do Vai Turismo. O grupo foi recebido pelo prefeito Marcos Santana, que pontou as principais necessidades para a cidade alavancar o turismo, sobretudo o turismo religioso.
“Nosso município tem muitos atrativos, um centro histórico belíssimo, somos a quarta cidade mais antiga do país, fomos a primeira capital do Estado, mas nos faltam pousadas. Nós não queremos só visitantes que chegam e vão embora, mas turistas, que durmam aqui”, disse o prefeito.
Itabaianinha
Itabaianinha foi a segunda cidade visitada pela equipe do Vai Turismo. Caracterizada por ser um polo do comércio de confecções e fabricação de vestuário de alta costura, Itabaianinha é chamada de ‘a capital da moda’. A cidade possui um circuito de visitas às cerâmicas, às fábricas de bebidas artesanais, à Casa da Cultura da cidade, e possui várias pousadas para hospedagem de turistas na cidade e no Polo de Moda.
O prefeito Danilo Carvalho e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo da cidade, Jairo Floriano, apresentaram ao grupo do Vai Turismo os principais atrativos turísticos, entre eles, a técnica de artesanato “Louça Morena”, um dos patrimônios culturais de Itabaianinha, conhecimento passado de geração em geração entre as mulheres do povoado de Poxica.
O superintendente do Sistema Fecomércio-SE/Sesc/Senac, Maurício Gonçalves, valorizou a visita, lembrando que Itabaianinha é um destino obrigatório para quem tem oportunidade de visitar Sergipe. “Eu tenho o conhecimento particular de Itabaianinha, por conhecer mais profundamente a estrutura da cidade, suas ofertas para o público e sei que não se resume somente na questão do comércio de vestuário”, disse Gonçalves.
Com informações da Fecomércio-SE