Por Luciana Neto
O diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio, participou da 103ª reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizado na segunda-feira, 6 de fevereiro, em Brasília (DF).
O Fornatur é responsável por deliberar sobre o turismo brasileiro, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais. O colegiado assessora o Ministério do Turismo na construção e implementação do Plano Nacional de Turismo e na discussão dos principais programas e projetos do setor.
O evento contou com a participação da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, de secretários e subsecretários de turismo dos Estados e do Distrito Federal, além de representantes de entidades ligadas ao setor, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e da Gol e Latam Linhas Aéreas.
O objetivo foi discutir soluções para vencer os desafios do setor do turismo e fortalecê-lo como atividade de geração de emprego, renda e riqueza no País. O Fornatur é um colegiado técnico, criado em 2000, que debate temas relevantes do turismo nacional e auxilia o Ministério do Turismo na condução de políticas públicas para o País.
Alexandre Sampaio destacou que a CNC segue parceira do poder público e das instituições, nas iniciativas positivas de fomento ao turismo. “O Fornatur é um evento importante para que todos os desafios sejam colocados em debate, assim como as soluções. A CNC, por meio de suas Federações, põe à disposição da sociedade o Sesc e o Senac, que realizam um importante trabalho de fomento ao setor hoteleiro e de formação e capacitação profissional, preparando os jovens para o futuro”, afirmou.
O secretário de Sustentabilidade, Desenvolvimento Territorial e Infraestrutura em Turismo do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Menezes Sobral, apresentou ações para atração de investimentos no Brasil. Entre elas, citou um portfólio on-line com 68 projetos de infraestrutura turística no País que somam investimentos de R$ 29 bilhões e, juntos, têm potencial para gerar cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos.
A ministra Daniela Carneiro ressaltou a importância do diálogo para a união e reconstrução do turismo no País. “Teremos uma gestão de escuta ativa. Dentro do plano de 100 dias de governo, priorizei o diálogo. A expectativa é grande para que a gente possa fortalecer o turismo no Brasil. Tenho certeza que cada um de vocês, representando os seus estados, contribuirá muito para o ministério. E nós também retribuiremos, somando e unindo esforços”, disse ela.
Na reunião, também foram tratados temas importantes para o setor, como tax free, mobilidade aérea, política de atração de investimentos, aprovação do PL 442/91 de Jogos e Cassinos, além da apresentação das maiores feiras e eventos voltados ao setor no País, a Abav e a WTM.
*Fonte: Portal do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro