No Carnaval 2023, 165 agentes de informação, incluindo intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e 60 guias de turismo bilíngues irão atuar nos circuitos da folia em Salvador, para prestar orientações a soteropolitanos e visitantes. Os serviços integram as ações do Governo do Estado durante a festa, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que leva para a avenida o projeto ” Bahia Receptiva”.
Os agentes de informação foram selecionados pela Setur-BA e participaram de um curso de capacitação em atendimento aos foliões. Os guias já possuem experiência na atividade e são registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
A partir desta quinta-feira (16), as equipes estarão atuando nos três postos fixos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no aeroporto, rodoviária e Terreiro de Jesus; nos quatros postos avançados SAT Carnaval, na Barra, Ondina, Campo Grande e Praça Municipal; e em nove hotéis.
A novidade deste ano é que os foliões terão à disposição a tecnologia do Carnaverso, usando o celular nos SATs. Através de um QR Code, eles terão acesso a filtros para o Instagram e poderão se caracterizar com fantasias de blocos tradicionais, além de compartilhar a brincadeira entre os amigos da rede social. A iniciativa faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Setur-BA, em parceria com o Senai/Cimatec, que visa usar a realidade virtual como ferramenta para divulgar o destino Bahia, em eventos nacionais e internacionais.
A Setur-BA irá oferecer também o receptivo especial de Momo para passageiros que desembarcarem nos terminais rodoviário e marítimo e no aeroporto. Baianas típicas e a bateria do bloco afro Muzenza irão dar as boas-vindas aos visitantes. O órgão ainda irá fazer uma pesquisa sobre o perfil dos turistas que procuram o estado.
“Nos preparamos para receber bem e fornecer informações seguras aos foliões da Bahia, do Brasil e do mundo, colocando nos circuitos servidores e colaboradores qualificados. A Secretaria de Turismo está atuando em transversalidade com outras pastas, na estratégia do Governo do Estado de garantir a realização do Carnaval, com acolhimento, segurança, saúde, defesa dos direitos humanos e atrações para o folião pipoca”, afirmou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. *Foto: Tatiana Azeviche/Setur-Ba.