Bolsa de Turismo de Lisboa projetou “ano bastante otimista” para o setor

 

A FIL, organizadora da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, faz um balanço positivo da edição de 2023, que decorreu de 1 a 5 de março, e por isso, antecipa um “ano bastante otimista” para o setor do turismo.

Para a entidade organizadora, segundo comunicado, na 33.ª edição da BTL, todas as expectativas foram atingidas ou claramente ultrapassadas. Desde logo os mais de 1.400 expositores que este ano ocuparam a totalidade da FIL, numa área de 45.000m2 de exposição ou os 75 destinos internacionais presentes, o maior número de sempre.

A participação do Brasil foi sucesso. Foto, crédito Nelson Rocha/Portal Turismo Total.

 

O comunicado destaca ainda os 38% de aumento no número total de visitantes, que este ano ultrapassou os 63 mil, refletindo-se num crescimento de 26% dos visitantes profissionais e 59,5% no público, face à edição do ano anterior.

Dália Palma, gestora da BTL, sublinha que esta edição “é sinônimo de um ano de grande otimismo para o turismo nacional”, apontando que, durante o evento “tivemos a oportunidade de ouvir a opinião de muitos dos nossos expositores, que manifestaram elevada satisfação com o resultado da sua participação na Feira, quer nos dias B2B, quer nos dias B2C, onde se registou um enorme aumento da procura, motivado pela diversidade de destinos e pelas oportunidades disponíveis para a reserva de férias”.

Dália Palma, explicou que “os resultados obtidos foram extraordinários”, por isso, disse, “o setor o Turismo está de parabéns”, tendo demonstrado “a sua capacidade e ambição de fazer deste, o setor da economia portuguesa que mais contribui para as exportações de serviços”.

A responsável sublinhou ainda que “os nossos parceiros cumpriram as suas metas, criaram contactos, apresentaram ofertas, mas acima de tudo houve tempo para o diálogo e discussão de ideias, que é também uma missão da BTL.”, destacando a contribuição da Confederação do Turismo de Portugal e as demais Associações Sectoriais e Entidades Regionais, bem como do Turismo de Portugal e da TAP, enquanto parceiros estratégicos.

Segundo Dália Palma, o sucesso desta edição ficou também a dever-se à capacidade de inovar, com o surgimento de novas áreas e conteúdos, mas também foi o reflexo da aposta clara na internacionalização, um dos eixos estratégicos do evento. “Se temos a ambição de posicionar a BTL cada vez mais como o grande Marketplace de negócios do turismo, é fundamental estarmos atentos à evolução do sector, às novas propostas, às novas tendências e às novas dinâmicas do mercado”.

Promovida pela Fundação AIP, esta 33ª edição da BTL foi palco de discussão de temas centrais e transversais ao sector do Turismo, como a questão dos Recursos Humanos, da Sustentabilidade, da Inovação, da evolução da oferta e procura turística, do turismo cultural ou do turismo LGBTI+, uma das novidades dessa edição.  De destacar que entre as ações promovidas pela Feira juntamente com os seus parceiros, e outras desenvolvidas pelos expositores, realizaram-se mais de 800 side events durante o certame.

O destino nacional convidado, o Centro de Portugal, registou uma adesão bastante positiva, indica a organização na nota de imprensa, referindo que muitos visitantes quiseram conhecer mais da região, dando destaque ao município convidado, Aveiro. No que concerne ao destino internacional, a Tunísia, foi também palco de grandes novidades para o público, apresentando regiões até aqui pouco conhecidas pelos turistas portugueses neste que é um destino predileto do mercado nacional.

O programa Hosted Buyers, que promove a realização de negócios B2B, “afirmou-se novamente como fundamental para os participantes profissionais. O programa realizado em parceira do Turismo de Portugal e da TAP, contou com 120 Hosted Buyers de 25 mercados emissores, mais de 2000 reuniões agendadas com 235 empresas. Este programa reforçou mais uma vez a qualidade e a representatividade dos diversos segmentos do sector do turismo, abrindo portas à qualificação dos buyers para a compra do destino Portugal”, realçou ainda a organização da BTL, no seu comunicado de balanço. *Fonte: Publituris.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *