Conhecer o perfil, as preferências e as necessidades do público brasileiro em relação ao turismo rural são os principais desafios da segunda edição da pesquisa “Demanda do Turismo Rural” que foi prorrogada até o dia 31 de maio. Elaborada pela SPRINT Dados em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) e da Rede Turismo Rural Consciente (TRC) a pesquisa pretende com esses dados, subsidiar a gestão deste setor para alcançar os seus objetivos com sucesso. “Desde que iniciamos a pesquisa já ultrapassamos o número de participantes da primeira edição. No entanto, prorrogamos para tentar abranger mais turistas e empreendimentos turísticos, sobretudo nas regiões do norte e nordeste do Brasil”, comenta Rayane Ruas, coordenadora da pesquisa e CEO da SPRINT Dados.
Após um período desafiador para o turismo, o Brasil começa a vislumbrar uma retomada promissora do setor em 2023. Embora a atividade turística ainda esteja se recuperando da crise causada pela pandemia, entretanto duas tendências desenvolvidas durante o período de restrições continuam em alta: viagens para destinos próximos à residência e as viagens mais curtas e mais frequentes. Isso porque cerca de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que torna o contato com a natureza e a vivência no interior do país ainda mais atrativo.
Danielle Fagundes, diretora de Planejamento, Inteligência, Inovação e Competitividade no Turismo, do Ministério do Turismo, enfatiza que “o Ministério do Turismo, em seu projeto ‘Experiências do Brasil Rural’, vem fomentando e apoiando o desenvolvimento do turismo em áreas rurais, por meio de um trabalho focado nos produtos associados ao turismo, como estratégia de diversificar a oferta turística no campo, proporcionando mais visibilidade à sociobiodiversidade brasileira, com a valorização das culturas e das tradições locais, além de garantir a inclusão social e a geração de trabalho e renda”.
A coordenadora da Rede TRC, Laura Santi reforça o apoio à pesquisa. “Conhecer melhor nossos clientes, poder avaliar expectativas, os perfis e como que eles se apresentam é primordial para que os negócios que compõem o Turismo Rural se mantenham competitivos e atraentes. Por isso, a Rede de Turismo Rural Consciente (Rede TRC) e seus quase 150 membros, que atuam de norte a sul do Brasil, apoiam essa pesquisa e agradecem a parceria com SPRINT Dados.” Foto: Cachoeira do Grim, em Rurópolis-Divulgação.
Qualquer pessoa que viaje para fora dos grandes centros urbanos pode participar da pesquisa, para isso, basta acessar o link da pesquisa: https://sprintdados.questionpro.com/TurismoRural e para quem já respondeu pode pedir aos conhecidos para responderem.
Foto: Cachoeira do Grim, em Rurópolis-Divulgação.
Serviço:
Pesquisa “Demanda Turismo Rural”, 2ª edição.
Data: Até 31 de maio de 2023
Link: https://sprintdados.questionpro.com/TurismoRural
Realização: SPRINT Dados
Apoio institucional: Rede Turismo Rural Consciente (Rede RDC) e Ministério do Turismo