Sofia Saldanha lança em Portugal romance “Quarenta e Um – O passado é hoje”

Por Luis Paralta

O livro “Quarenta e Um – O passado é hoje”, da autoria de Sofia Saldanha, será lançado, no próximo dia 25 de junho, pelas 16h30, no SuitePark, do Hotel Palácio Estoril, em Portugal. Trata-se do primeiro romance da autora que o dedica a todas as mulheres que foram vítimas de qualquer ato de violência. A obra é editada pela Primeiro Capítulo, do Grupo Editorial Atlântico.

“Quarenta e Um – O passado é hoje” distingue-se pelo registo muito vivo e dinâmico da escrita da autora que com a sua narrativa transporta o leitor para o mundo ficcional, fazendo-o sentir as múltiplas emoções dos diferentes personagens.

A violência exercida sobre as mulheres, constitui a trave-mestra do universo existencial dos personagens deste romance que convida o leitor a fazer uma profunda reflexão sobre uma temática que tragicamente continua a ser cada vez mais atual.

“É muito gratificante lançar a minha primeira obra original porque, para além de iniciar o meu percurso literário, este livro na sua matriz constitui uma homenagem a todas as mulheres que foram vítimas de qualquer ato de violência e se debateram ou debatem com as suas próprias opções de vida. Que o medo não tome conta delas e que se amem acima de tudo”, sublinha Sofia Saldanha.

“É um livro, através do qual pretendo, também, homenagear todas as pessoas que diariamente lutam contra a adição ao álcool, que a persistência nunca as abandone”, conclui a autora.

É com as lembranças de coragem que enchiam aquela casa, que há uma certeza e é, essa certeza que se impõe: a vida é mais forte do que tudo, mesmo depois de todo o sangue que por ali correu o perdão ainda é um caminho viável. A mudança é difícil. Demora muito, por vezes mais do que uma vida.

Iniciamos a viagem, mas muitas vezes não a acabamos. Por vezes acreditamos que podemos fazer a travessia sozinhos. É entre o passado e o presente que se buscam os pormenores de todos os acontecimentos, sem serem capazes muitas vezes de suster o círculo vicioso. Tudo parece distante, mas as feridas na verdade, ainda não cicatrizaram, apenas foram disfarçadas.

O medo é uma coisa estranha, mas tem que ser enfrentado e tal como uma boa mãe nunca larga os seus filhos dos olhos, para onde quer que vá, fixa o céu, pois sabe que reconhece em cada imagem, a sua história, como se finalmente regressasse de novo a casa e encontrasse terra firme.

Biografia – Sofia Saldanha

Sofia Saldanha – foto- nasceu, em 1974, em Portalegre. É Licenciada em Ciência Política pela Universidade Internacional, de Lisboa. Teve uma gratificante experiência profissional na redação da revista People & Business, onde publicou diversos artigos e fotoreportagens. É, desde 1995, colaboradora da Estoril Sol, desempenhando atualmente a função de assessora na área de Relações Públicas. Apaixonada pela literatura, desde a adolescência, Sofia Saldanha acaba de lançar o seu primeiro romance: “Quarenta e um, o passado é hoje”.
A Primeiro Capítulo, do Grupo Editorial Atlântico, é uma editora onde a ousadia e a democratização do acesso à edição profissional está no centro de tudo o que faz. “Publicamos poesia e ficção e termos orgulho nos muitos Autores que escreveram o primeiro capítulo da sua carreira literária connosco”.

O livro “Quarenta e Um – O passado é hoje” pode ser adquirida nas plataformas digitais da Livraria Atlântico, Wook e Bretrand:
https://shre.ink/livrariaatlantico
https://shre.ink/wook
https://shre.ink/bertrandSS

Estará, também disponível na cerimónia de lançamento do livro, agendada para o dia 25 de junho, a partir das 16h30, no SuitePark, do Hotel Palácio Estoril. Imagens: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *