53% dos bares e restaurantes estão com pagamentos atrasados na Bahia

A pesquisa da Abrasel edição de junho foi realizada com empresários do setor entre os dias 24 e 31 do mês no Estado da Bahia. Nela se constatou que 53% dos empresários da alimentação fora do lar têm pagamentos em atraso, a exemplo de dívidas vencidas com impostos, fornecedores ou serviços públicos.

Dados são de recente pesquisa sobre a situação econômica dos comes e bebes fora do lar. Crédito: Marcos Serra Lima.

Os dados revelam que entre as que têm débitos em atraso, 86% devem impostos federais, como imposto de renda, pis/cofins ou parcelas do Simples. Outros 45% são serviços de água/luz/gás/telefonia, 41% devem impostos estaduais, 34% têm débitos com fornecedores de insumos, 31% encargos trabalhistas, 24% estão com o aluguel atrasado, e 21% taxas municipais.

A pesquisa aponta que 41% dos entrevistados trabalharam em maio com prejuízo. Enquanto isso o número de empresas realizando lucro foi de 31% e 28% ficaram em equilíbrio.

“Infelizmente ainda temos 69% dos bares e restaurantes trabalhando no prejuízo, ou sem conseguir gerar lucro. desde o fim da pandemia esperamos programas de ajuda real ao segmento, mas as autoridades não têm dado à devida importância ao segmento, que está prestes a viver um colapso, e é um dos maiores empregadores do estado”, revela o presidente da Abrasel na Bahia, Leandro Menezes.

Caso mude o cenário, a mesma pesquisa revela que 33% dos empresários pretendem contratar, outros 49% querem manter o quadro atual. Apenas 17% indicaram que pretendem demitir. 86% contratam sem experiência, sendo que a quase totalidade dá o primeiro emprego e capacita a mão de obra internamente. Por fim, 79% têm política de ascensão profissional, 4 em cada 5 empresas têm política, mesmo que informal, para reconhecer e promover talentos.

Redes Sociais

Instagram: https://www.instagram.com/abraselbahia/
Facebook: https://www.facebook.com/abraselbahia/
Site:  https://ba.abrasel.com.br/
Youtube Abrasel Bahia: https://www.youtube.com/channel/UCmvQjviM-j9Atu81CBGVWUw

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *