Por Hellen Duarte
Sob o slogan “Rotas do Vinho: Experimente o Enoturismo pelo Brasil”, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lança nova campanha para incentivar e valorizar o Enoturismo no país. A prática é uma atividade turística cujo objetivo é apreciar o sabor e o aroma de vinhos, além do aprofundamento nas tradições e cultura dos lugares que produzem a bebida.
O Enoturismo no Brasil proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer a cultura do vinho, desfrutar de paisagens deslumbrantes, aprender sobre o processo de produção e, é claro, degustar vinhos de alta qualidade. Nos quatro cantos do Brasil, cada região tem seu charme e particularidade, oferecendo aos amantes do vinho uma experiência única e memorável.
Esse tipo de turismo é cada vez mais comum e segue em crescimento. Uma pesquisa feita pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) mostrou que, no Brasil, o número de “enoturistas” cresce uma média de 10% a 15% ao ano. Dentre os lugares mais procurados para a prática estão: Serra Gaúcha; Vale do São Francisco, no Nordeste; Ouro Verde; na Bahia; Botticelli e Lagoa Grande, localizados em Pernambuco.
“O Enoturismo ajuda no sustento de várias famílias no país e conta com uma qualidade impecável e hoje reconhecida internacionalmente. Os vinhos brasileiros fazem sucesso tanto aqui no Brasil, como na Europa e em países como os Estados Unidos. Queremos incentivar essa prática cada vez mais por aqui”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
A campanha conta com um mapeamento das principais cidades com atividades de Enoturismo em algumas regiões brasileiras. As peças serão divulgadas nas redes sociais e nos sites da federação, sindicatos filiados e canais de comunicação da CNC.
Sobre a FBHA
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa
administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares. Fonte: Portal do Comércio – CNC.