Por Duda Tawil, texto e fotos *
Na bela cidade – e famoso balneário – de Varna, a terceira maior da Bulgária, país do leste europeu na região do bálcãs, acontece atualmente, no anfiteatro do Sea Garden, maravilhoso espaço verde debruçado sobre as tranquilas praias do Mar Negro (ou Cherno More, em búlgaro), o festival “Opera at the Summer Theatre”. É a programação de verão da Ópera Nacional Varna, que engloba apresentações de balé, ópera e orquestra, que sai dos muros da sua bonita e secular sede, e ganha o ar livre. Ela começou em 16 de junho e segue até 31 de agosto.
Com direção artística do renomado ex-dançarino e coreógrafo russo Sergey Bobrov, o corpo de baile de 50 grandes profissionais da dança deslumbrou a plateia internacional que frequenta o balneário nesta época do ano, para a “Grand Ballet Gala”, na noite do último dia 7, e no dia seguinte com a esperada première de um dos maiores clássicos da dança, “Romeu e Julieta”. Foram 32 da trupe de vários bailarinos, de inúmeras nacionalidades, que subiram ao palco com seu cenário naturalmente verde. Dois deles são dois jovens brasileiros, uma carioca de 21 anos, Roberta Estrela, e o cearense de 26 anos, Wellson Felipio.
Ex-dançarino do Bolshoi, onde atuou por mais de 20 anos, amigo do grande Rudolf Nureyev, que nos deixou há 30 anos, Sergey arranca efusivos aplausos por onde passa e alavanca do Ballet National Opera Varna ao posto de uma das maiores companhias do mundo.
A noite de gala de 7 de agosto foi aberta, na primeira parte, com o balé “Nijisnki”, com Vittorio Scolè no papel do lendário bailarino russo, Agniese di Dio Masa como Romula, sua mulher, também bailarina, e Pierre Gaston que interpretou o empresário Sergei Diaguilev: a conturbada relação artístico-amorosa entre os três e os distúrbios mentais de Nijinski, suas internações em centros psiquiátricos. A segunda parte, mais leve, foi a compilação de várias coreografias do Ballet National Varna, como “A Bale Adormecida”, “Cármen” e “Music of Mozart” do próprio Bobrov, entre outras. Todas as performances têm a participação, ao vivo e ao completo, da Orchestra National Varna, sob a batuta do maestro Ivan Vilicanov.
A noite seguinte, foi a première do Ballet National Varna para o drama romântico, mundialmente conhecido, “Romeu e Julieta”, que lotou o recinto com sua plateia de dois andares. Marco di Salva e Natalia Bobrov arrasaram e emocionaram nos papéis principais. O corpo de baile foi distribuído em vários personagens, nos dois atos, ambos fantásticos, com 32 dançarinos em cena.
Entre esses jovens bailarinos, o Brasil se faz presente com Roberta Estrela, que antes de integrar este balé nacional búlgaro passou pelo Centro de Dança Rio e o Balletarrj – “arrj” de Ana, Rômulo e Rio de Janeiro. Depois, em Portugal, se formou no Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, na cidade de Leiria. E Wellson Felipio, que em Fortaleza frequentou a Escola de Ballet Mônica Luíza. Sucesso para os nossos compatriotas!
Mais informações: www.operavarna. com
* O jornalista Duda Tawil, correspondente do Portal Turismo Total, membro da APE – Association de la Presse Étrangère – na França, sediada em Paris, viajou de Lisboa a convite da produção do festival, e agradece particularmente a Vera Medvedeva e a Diana Tsvetkova