Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia (UFBA), correm risco de não participar de um importante evento do setor, que acontecerá no mês de outubro, em Santa Catarina. Eles estão entre as centenas de pessoas afetadas pela suspensão de pacotes comercializados pela empresa 123 Milhas, que entrou com pedido de recuperação judicial na terça-feira (29).
A agência anunciou, há quase duas semanas, o bloqueio da emissão de passagens de sua linha promocional. A medida afetou, inclusive, viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.
Foi exatamente com essas condições que pelo menos 10 estudantes compraram, em fevereiro deste ano, passagens para Florianópolis, capital catarinense. O grupo faz parte do programa de Pesquisa e Competição de Arquitetura e Engenharia Civil da UFBA e foi selecionado para o Congresso Brasileiro do Concreto, que conta com estudantes, professores e pesquisadores de todo o país.
Agora, com o cancelamento do serviço pela agência, eles não sabem se vão participar do evento. “Estamos incertos quanto ao embarque. Entramos com processo judicial e não temos nenhuma resposta”, disse Pedro Jonas, aluno e integrante da equipe.
O universitário detalhou que ninguém foi ressarcido, e, para piorar a situação, o valor pago antecipadamente no cupom promocional é inferior ao que é cobrado atualmente pelas companhias aéreas. As passagens do trecho são vendidas por R$ 1300 a R$ 2 mil, quatro vezes mais que o que foi vendido pela empresa no início deste ano.
O grupo conta com ajuda de patrocinadores, contudo, não têm valor suficiente para comprar as passagens. Por isso, os estudantes criaram uma campanha para arrecadar recursos e tentar manter a viagem.
“É uma oportunidade que não pode ser perdida, é o maior evento deste ramo na América Latina”, afirmou Pedro Jonas.
Os alunos disseram que tentaram um pedido de transporte com um ônibus da universidade, mas a logística e a necessidade de ficar cerca de 10 dias em outro estado complicam esta alternativa.
Orientações do Procon-BA
De acordo com Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), o consumidor tem o direito exclusivo de escolher a modalidade de ressarcimento do seu investimento, e não pode ser obrigado a aceitar imposições da empresa.
Por isso, a orientação do órgão é que os clientes prejudicados pela empresa apresentem a reclamação para conseguirem a reparação dos danos. Essas reclamações podem ser feitas nos postos de atendimento do Procon e no site do governo.
Suspensão de viagens pela 123 Milhas
No dia 18 de agosto, a agência de viagens 123 Milhas anunciou a suspensão dos pacotes e emissão de passagens de sua linha promocional. A medida afeta viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.
“Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023”, diz comunicado publicado no site da empresa. A companhia informou que está devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes.
Fonte: G1, com Tribuna da Bahia – Foto: arquivo PTT.