Anuário BLTA 2022 revela crescimento de 11,96% da hotelaria de luxo no Brasil

 

 

 

 

Por João Jacques

Dados do Anuário BLTA 2022, revelados em agosto de 2023 pela Brazilian Luxury Travel Associaton, confirmam a percepção de mais de 80% dos 60 associados: 2022 foi marcado por saldos positivos em diversas frentes do mercado da hotelaria de luxo. No levantamento, realizado em parceria com o Senac São Paulo, o faturamento conjunto dos 55 hotéis e cinco operadoras de hospedagens que compõem a BLTA foi de R$ 2,226 bilhões, um crescimento de 11,96% em relação ao resultado de 2021.

A despeito de a RevPAR (do inglês Revenue per Available Room, que significa “receita por quarto disponível”) ter registrado índice 12% menor em relação ao ano anterior, a percepção de redução da taxa de ocupação geral deve ser ponderada, quando confrontada com o incremento do volume de unidades, 15,3% maior do que em 2021.

“O resultado positivo reflete a expansão da oferta de unidades habitacionais para o mercado de luxo, com a ampliação de equipamentos e novos associados, além de um aumento da entrada de estrangeiros no Brasil, em relação ao ano passado”, analisa Simone Scorsato, CEO da BLTA.

Pousada Estrela D’Água, de Trancoso, que é da categoria de luxo e  associado da BLTA

 

Outro destaque positivo acentuado no levantamento da BLTA diz respeito ao total de unidades habitacionais disponíveis no mercado de hotelaria, saltando de 824.900, em 2021, para 1.089.890, em 2022, uma evolução de 32,1%. Já o total de hóspedes por dia saltou de 2.401, em 2021, para 2664, em 2022, um crescimento de 11%.

O Anuário BLTA 2022 também revela que hotéis, pousadas e resorts sediados em destinos naturais e no campo tiveram maior taxa de ocupação no quadrimestre compreendido entre junho e setembro, na temporada de Inverno.

Para a rede de hospedagens de luxo com atuação em destinos litorâneos, o maior período de ocupação ocorreu entre outubro e abril, durante a Primavera e o Verão. Já os hotéis sediados em grandes centros urbanos tiveram um incremento de 50% nas taxas de hospedagem durante o segundo semestre de 2022.

Compromisso socioambiental

Uma das frentes mais relevantes do Anuário BLTA 2022 coletou dados que reafirmam o compromisso dos associados com relação às boas práticas de sustentabilidade e a defesa socioambiental nos diferentes meios de hospedagem da hotelaria de luxo. No quesito economia de energia, 97,8% dos respondentes informaram utilizar lâmpadas econômicas, 93,5% adotam políticas de consumo consciente de energia e também sensibilizam colaboradores para o uso responsável destes recursos.

Do total de associados, 95,7% aproveitam a iluminação natural, e metade dos respondentes utiliza economizadores de energia acionados por cartão chave nas unidades habitacionais. Outro salto exponencial em relação aos números de 2022 diz respeito a adoção de sistemas de desligamento automático: hoje, 80% dos empreendimentos dispõem do recurso, contra 55% em 2021.

Na conservação e gestão do uso da água e efluentes líquidos, 87% dos hotéis desenvolvem políticas de controle de consumo de água e atuam na conscientização de seus colaboradores para a otimização do uso responsável dos recursos hídricos. A efetiva aplicação de tais políticas pode ser percebida pelos hóspedes quando observamos que 91%3 dos associados da BLTA mantém instalados dispositivos para controle de água águas nas descargas, e 95,7% utilizam torneiras com temporizador.

Ações de redução, reutilização e reciclagem de resíduos também foram impulsionadas pelos hotéis associados em relação ao ano anterior. Resíduos orgânicos, por exemplo, foram reutilizados por 82,6% dos empreendimentos, índice quase idêntico aos 83,3% de hotéis que contam com hortas orgânicas. Na seleção de insumos gastronômicos, 97,8% realizam compras de fornecedores locais, assegurando maior qualidade e frescor dos produtos que compõem os cardápios ofertados aos hóspedes.

Em 2021, a maioria dos hotéis associados, 93%, já adotava medidas para redução do uso de plástico, sobretudo nos setores de alimentos e bebidas ofertados nos bares e restaurantes da rede hoteleira. Esse percentual teve um aumento mínimo em 2022, de 0,3%, mas, em números absolutos, houve um incremento significativo de empreendimentos adotando tais medidas – 10% a mais em relação a 2021.

Outra importante frente de responsabilidade socioambiental é o apoio e promoção de projetos socioambientais identificados nas comunidades onde atuam 58,7% dos hotéis e 60% das operadoras associadas à BLTA, que desenvolvem ações com foco na conservação do meio ambiente, na proteção de espécies da fauna ameaçadas de extinção e no suporte para a ascensão socioeconômica das comunidades, por meio da priorização de postos de trabalho e geração de renda para moradores locais, prática conferida em 89% dos respondentes, sendo que 100% dos associados mantém investimentos regulares de treinamento e desenvolvimento de seus profissionais.

Para acessar o Anuário BLTA 2022

http://blta.com.br/pt/downloads

Sobre a BLTA

A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que identificou a necessidade de se unir de forma institucional a fim de desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante no mercado nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais de forma associativa ou por meio de parcerias, o principal objetivo da BLTA é a promoção e fortalecimento do Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. A BLTA soma 61 associados (56 hotéis e 5 operadoras), um grupo formado por exclusivos hotéis, resorts, pousadas e operadoras de viagens brasileiras que têm o objetivo de promover experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país.

 Facebook: bltaoficial

Instagram: @brazilian_luxury_travel

Linkedin: linkedin.com/in/blta-luxury-travel

Site: blta.com.br/

Sobre o Senac São Paulo 

Instituição de excelência em educação profissional e tradição há mais de 75 anos, o Senac São Paulo oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu Atendimento Corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para suas necessidades.

O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional. Ao longo da sua trajetória, a instituição sempre ofertou vagas gratuitas a fim de contribuir para a inclusão no mundo do trabalho. Com o passar dos anos, o Senac aumentou sua oferta de gratuidade e, hoje, oferece cursos técnicos, qualificação profissional e Aprendizagem pelo Programa Senac de Gratuidade.

Com 64 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o estado de São Paulo. São 17 na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 37 no interior; além dos três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo. Foto: divulgação-Arquivo PTT.

Mais informações: https://www.sp.senac.br/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *