Por João Jacques
Depois de um bem-sucedido roadshow por três capitais (Goiânia, Brasília e Belo Horizonte) em 2022, com a participação de 19 associados, a Brazilian Luxury Travel Association retomou, neste ano, os encontros com agentes e operadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas, em uma caravana formada por cerca de 30 afiliados que viajou para essas cidades na última semana de agosto. “Foi um sucesso total. Tivemos 260 agências/operadoras, reunindo 305 profissionais em 101 rodadas de negócios. Chegamos a registrar overbook de participantes”, comemora a CEO da associação, Simone Scorsato.
Estes números reforçam o bom momento do turismo interno, particularmente no segmento da hotelaria de luxo, que, desde 2021, testemunha o fortalecimento do setor com altos índices de ocupação. “Por meio desses eventos presenciais com os principais players do mercado não apenas estreitamos o nosso relacionamento, mas continuamos a promover destinos e produtos de excelência do nosso país”, contextualiza Simone.
Evento sustentável
Tendo a sustentabilidade como um de seus pilares de atuação, a BLTA incentivou, durante o roadshow, a compensação de carbono. De acordo o engenheiro florestal e coordenador do Projeto Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima, Salvador Ribeiro da Silva Filho, o valor final dos pagamentos das emissões alcançou a quantia de R$ 1.360, que corresponde a uma compensação de 22,7 toneladas de gás e efeito estufa emitidos.
Ainda segundo Salvador, a soma arrecadada será revertida para agricultores familiares que realizam em suas propriedades ações que irão compensar essas emissões por meio da conservação florestal , da restauração de áreas degradadas e da prática de agricultura agroecológica, que é de baixa emissão e conserva o carbono no solo.
Todos esses benefícios, afirma Salvador, estão ligados à questão do enfrentamento à crise climática, à conservação e restauração de floresta, ao fomento da agroecologia e também à inclusão socioeconômica desses grupos sociais que vivem em situação de vulnerabilidade. “É isso que o projeto Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima faz. Essa condensação do evento acabou contribuindo com o projeto executado no litoral sul da Bahia, na Área de Proteção Ambiental Costa de Itacaré, Serra Grande”, finaliza.
Associados Participantes Roadshow Nacional 2023
Auroraeco, B Hotel Brasília, Barracuda Hotel & Villas, Belmond Cataratas, Belmond Copacabana, Botanique Hotel & SPA, Caiman Pantanal, Campo Bahia Hotel Villas Spa, Carmel Charme Resort , Carmel Taíba, Casa Brasileira, Casa Turquesa, Cristalino Lodge, Hotel Boutique Casa de Santo Antonio, IBITI Projeto, Jaguaríndia Village, Janeiro Hotel, LK Design Hotel, Madeiro Beach Hotel, Nannai Noronha Solar dos Ventos, Nannai Resort & Spa, Passion Collection, Pousada Estrela D’Água, Pousada Trijunção, Rancho do Peixe, Ronco do Bugio, Txai Resort, Unique Graden Hotel & Spa, Uxua Casa Hotel & Spa e Vila da Santa Hotel Boutique & Spa
Sobre a BLTA
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que identificou a necessidade de se unir de forma institucional a fim de desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante no mercado nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais de forma associativa ou por meio de parcerias, o principal objetivo da BLTA é a promoção e fortalecimento do Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. A BLTA soma 61 associados (56 hotéis e 5 operadoras), um grupo formado por exclusivos hotéis, resorts, pousadas e operadoras de viagens brasileiras que têm o objetivo de promover experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país.
Facebook: bltaoficial
Instagram: @brazilian_luxury_travel
Linkedin: linkedin.com/in/blta-luxury-travel
Site: blta.com.br/