Reativação de hotéis em Salvador é aposta do trade turístico baiano

Por Quézia Silva

Histórica, musical, com uma rica gastronomia e com experiências culturais únicas, assim é a Bahia que o mundo conhece. Todos esses requisitos são fortes atrativos que fazem o turismo na capital dos baianos crescer a cada ano que passa. E para suprir a demanda dos visitantes, não somente em Salvador, mas em toda a Bahia é preciso aumentar a capacidade da rede hoteleira local.

De acordo com dados do Cadastur, que é um sistema de cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, mais de 5 mil empreendimentos que fazem parte do trade turístico do estado estão cadastrados na plataforma. Já segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis Regional Bahia (ABIH-BA), a infraestrutura hoteleira de Salvador é composta por cerca de 400 meios de hospedagem, entre resorts, pousadas e hostels.

A rede hoteleira de Salvador é composta por cerca de 400 meios de hospedagem, entre resorts, pousadas e hostels. | Foto, crédito Romildo de Jesus.

 

A reativação e construção de novos hotéis na capital baiana são boas notícias para o trade turístico. Isso porque novos empregos podem ser gerados, além de comportar bem a demanda turística na cidade, fomentando a economia local.

Dois hotéis que deixaram saudade, mas que voltarão a ativa é o Pestana, no Rio Vermelho e o Othon, que está localizado na Avenida Oceânica. Foto: divulgação- arquivo PTT.

O primeiro, em seus anos de glória, carregou consigo a bandeira Le Méridien, sendo o primeiro hotel cinco estrelas em Salvador. No tempo em que estava ativo, o Hotel Pestana hospedou grandes estrelas a exemplo do saudoso Rei Pelé. Tanto ele, quanto o Othon Palace Hotel foram comprados pelo grupo Moura Dubeux e passam por uma reforma para voltarem a hospedar visitantes que vierem à capital baiana.

Na Praça Municipal de Salvador, em frente à prefeitura, está localizado o Palácio do Rio Branco, que está sendo transformado num hotel de luxo. Foto, crédito Tatiana Azeviche-Arquivo PTT.

Além deste, há também o Palácio dos Esportes, que está situado na Praça Castro Alves. Esses empreendimentos trarão mais movimentação e valorização ao Centro Histórico de Salvador.

Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis Regional Bahia (ABIH-BA), fala sobre a importância da reativação desses hotéis para o trade turístico. “A reativação desses hotéis vai impactar positivamente a hotelaria, pois amplia a possibilidade de trazer novos clientes para a nossa cidade, fortalecendo o turismo, além de gerar novas oportunidades de emprego e renda”, disse.  

Diversidade no Turismo Baiano

Que a Bahia é um dos estados mais visitados pelos turistas todo mundo sabe. Grande parte deles se encantam pelas belas praias e por toda a história que envolve o estado. Contudo, dentre os diferentes tipos de turismo que encantam quem passa por aqui, está o religioso, onde muitas pessoas vêm de longe para conhecer um pouco mais das igrejas e dos terreiros das religiões de matriz africana; já o turismo esportivo, reúne diferentes modalidades, como o surfe, as corridas, o vôlei de praia, dentre outros. Tudo isso com o objetivo de trazer qualidade de vida para os participantes.

Ainda dentro do turismo esportivo, tem o cicloturismo que é uma grande oportunidade dos visitantes conhecerem cada canto da cidade ou do estado em duas rodas. Além deste, há também o turismo gastronômico, onde são promovidos festivais de culinária com o intuito de atrair milhares de viajantes a descobrirem os sabores baianos que são únicos. Fonte: Tribuna da Bahia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *